Reflexão do Evangelho 05/08/2025

Festa da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
“Segundo a tradição, no séc. IV, em pleno verão, a Virgem Maria teria aparecido sobre o monte Esquilino e, como por milagre, feito nevar apenas ali, para indicar o seu desejo de que lhe fosse erigida uma igreja naquele lugar: a futura Basílica de Nossa Senhora Maior.”

Evangelho de hoje, 05 de agosto (Mt 14,22-36): «Tende confiança. Sou Eu. Não temais»
Depois de ter saciado a fome à multidão, Jesus obrigou os discípulos a subir para o barco e a esperá-lo na outra margem, enquanto Ele despedia a multidão. Logo que a despediu, subiu a um monte, para orar a sós. Ao cair da tarde, estava ali sozinho. O barco ia já no meio do mar, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Os discípulos, vendo-O a caminhar sobre o mar, assustaram-se, pensando que fosse um fantasma. E gritaram cheios de medo. Mas logo Jesus lhes dirigiu a palavra, dizendo: «Tende confiança. Sou Eu. Não temais». Respondeu-Lhe Pedro: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter contigo sobre as águas». «Vem!», disse Jesus. Então, Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas, para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento e começando a afundar-se, gritou: «Salva-me, Senhor!». Jesus estendeu-lhe logo a mão e segurou-o. Depois disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?». Logo que subiram para o barco, o vento amainou. Então, os que estavam no barco prostraram-se diante de Jesus, e disseram-Lhe: «Tu és verdadeiramente o Filho de Deus». Depois fizeram a travessia e vieram para terra em Genesaré. Os homens do lugar reconheceram Jesus e mandaram avisar toda aquela região. Trouxeram-Lhe todos os doentes e pediam que os deixasse tocar ao menos na orla do seu manto. E quantos Lhe tocaram foram completamente curados.

COMENTÁRIO: [Nosso Senhor:] Meus filhos, aconteça o que acontecer, recordai-vos de que Eu estou sempre convosco. Recordai-vos de que, visível ou invisível, parecendo agir ou parecendo estar a dormir e esquecido de vós, Eu velo, estou em toda a parte e sou omnipotente. Não tenhais nunca medo nem preocupações: Eu estou convosco, Eu velo, Eu amo-vos – espero que não duvideis do meu amor! – e sou omnipotente. Precisais de mais alguma coisa? Tudo o que vos acontece, acontece-vos com minha autorização ou por minha vontade, com autorização ou por vontade do meu amor, para que daí tireis um grande bem, grande bem esse que Eu próprio vos ajudo a tirar com a minha graça. Não temais, pois, porque nada vos pode acontecer sem minha autorização. Não vos aflijais com nada, e muito menos com dores que ultrapassem os movimentos instintivos, rápidos e fugazes, da sensibilidade, que são efeito da natureza e dos sentidos; mas conformai a vossa vontade com a minha. Lembrai-vos das tempestades que Eu acalmei com uma palavra, fazendo-lhes suceder uma grande calma. Recordai como sustentei Pedro a caminhar sobre as águas. Estou sempre tão perto de cada homem como estava de vós naquela altura, e igualmente disposto a ajudar-vos, a socorrer-vos em tudo o que for para o bem da vossa alma. Oh! nesta vida, as tempestades são contínuas, e o vosso barco está sempre prestes a afundar-se. Mas Eu estou aqui, e comigo ele não se afunda: desconfiai de tudo, especialmente de vós, mas tende em Mim uma confiança total, que elimina a ansiedade (São Charles de Foucauld, eremita e missionário no Saara).

Reflexão: “Maria, Mãe de Deus! Assim a venera hoje Roma ao celebrar a dedicação da Patriarcal Basílica de Santa Maria Maior, a mais antiga Igreja intitulada à Bem-Aventurada Virgem Maria no Ocidente. Esta festa, tão querida aos romanos, convida a dirigirmos o olhar para Aquela que o Pai escolheu como Mãe do Seu Filho unigênito, e por isso, Mãe de toda a humanidade. A Ela pedimos que nos ajude a permanecer unidos ao seu Filho Jesus, sempre: agora e na hora da nossa morte.” (S. João Paulo II – Angelus, 5/8/2001)
Maria, Mãe de Deus e da Igreja, rogai por nós e pela conversão e santificação dos Sacerdotes!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler