Reflexão do Evangelho 05/10/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 05 de outubro (Lc 10,17-24): «A alegria de estar em graça!»
Os setenta e dois discípulos voltaram alegres, dizendo: «Senhor, até os demônios nos obedecem por causa do Teu nome». Jesus respondeu: «Eu vi Satanás cair do Céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cobras e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo. Nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos Céus». Naquela mesma hora, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: «Eu Te louvo, Pai, Senhor do Céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do Teu agrado. Tudo Me foi entregue por Meu Pai, e ninguém conhece o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». E voltando-se para os discípulos em particular, disse-lhes: «Felizes os olhos que veem o que vós estais vendo! Pois eu vos digo: muitos profetas e reis quiseram ver o que vós estais vendo, e não viram; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram».

COMENTÁRIO: Não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu! Não os proíbe o Senhor de se alegrarem por terem aos seus pés os espíritos malignos (tal alegria, com efeito, é lícita e honesta e, por isso, grata a Deus e gloriosa), senão que os adverte para que não se alegrem tanto do poder que têm sobre eles quanto de sua própria predestinação, graça e glória, dado que: a) ter poder sobre os demônios é uma graça carismática (“gratis data”), que tem em vista o bem da Igreja e, por isso, pode às vezes ser concedida a pecadores e réprobos, como foi o caso de Judas (cf. Mt 7, 22), ao passo que a predestinação inclui a graça santificante e conduz o homem à bem-aventurança; b) além do que, como diz Eutímio, alegrar-se em excesso pelos dons carismáticos pode facilmente degenerar-se em soberba, enquanto a alegria de se saber em graça tem como fruto a gratidão a Deus e maior fervor da caridade; c) em terceiro lugar, expulsar demônios e operar milagres não é, como diz São Beda, mérito do homem, mas efeito da virtude divina; ao contrário, ninguém tem o nome escrito no céu senão aquele que o merece ou há de merecer; d) por fim, o poder de expulsar demônios foi dado aos discípulos, não para a utilidade deles, mas dos outros; o ter, contudo, o próprio nome escrito nos céus, como diz Teofilacto, é o que de mais útil pode suceder ao homem, predestinado à bem-aventurança eterna [Extraído de Cornélio a Lapide, Commentaria in S. Scripturam. Neapoli, 1857, vol. 8, pp. 579-580].

E nós, somos gratos a Deus, por tudo o que Ele nos faz?
Orai sem cessar: “Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Col 3,17)
São Benedito, Santa Faustina e Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler