Reflexão do Evangelho 06/01/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 06 de janeiro (Mc 1,7-11): «O Batismo do Senhor»
João Batista proclamava: «Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo». Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João, no rio Jordão. Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele. E do céu veio uma voz: «Tu és o Meu Filho amado; em Ti está meu pleno agrado».

COMENTÁRIO: «Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado». O batismo é a manifestação pública de Jesus como Filho de Deus e como Messias, ratificada com a presença da Santíssima Trindade. «Batizar no Espírito Santo» refere-se ao Batismo que Cristo vai instituir, e marca a sua diferença com o de João Batista. No batismo de João só era significada a graça, como nos outros ritos do Antigo Testamento. «Pelo Batismo da Nova Lei, os homens são batizados interiormente pelo Espírito Santo, coisa que só Deus faz. Pelo contrário, pelo batismo de João só era lavado com água o corpo». No Batismo cristão, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, o rito batismal não só significa a graça, mas causa-a eficazmente, isso é, confere-a a todo batizado; imprime em nós o caráter de cristãos; faz-nos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros da glória eterna e, uma vez batizados, recebemos uma “marca” profunda indelével e que não se apaga jamais, pois o Batismo imprime caráter e, uma vez recebido validamente, a pessoa será sempre batizada (cfr Ef 4,5). «A descida do Espírito Santo sobre Jesus guarda relação com o sacramento de todos os que depois iam ser batizados, pois todos os que são batizados com o Batismo de Cristo recebem o mesmo Espírito Santo» (Suma Teológica, III, q. 39, a. 6 ad 3).

Orai sem cessar: «Santos Reis magos, ensinam-nos a oferecer ao nosso Rei Jesus, o que temos de mais precioso: o nosso coração, a nossa adoração e a nossa obediência e, assim, reconhecer em Jesus o único e verdadeiro Rei, o nosso Senhor e Salvador!»
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler