Reflexão do Evangelho 06/03/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 06 de março (Mt 5,17-19): «Não vim abolir a Lei nem os Profetas, mas completar»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus».

COMENTÁRIO: «O Legislador Supremo». Vimos Cristo obedecer à Lei de Moisés, o que quer dizer que Deus, o legislador, Se submeteu, como um homem, às suas próprias leis, como nos ensina São Paulo […]: «Ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sujeito à Lei, para resgatar os que se encontravam sob o jugo da Lei» (Gal 4,4-5). Por conseguinte, Cristo resgatou da maldição da Lei os que a ela estavam sujeitos, mas não a observavam. De que modo os resgatou? Aperfeiçoando esta Lei; dito de outro modo, a fim de apagar a transgressão da qual Adão se tornara culpado, Ele foi obediente e dócil a Deus Pai em nosso lugar. Porque está escrito: «Assim como, pela desobediência de um só, muitos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, muitos se tornaram justos» (Rom 5,19). Conosco, Ele curvou a cabeça perante a Lei, e fê-lo segundo o plano divino da encarnação. Com efeito, «convém que se cumpra toda a justiça» (Mt 3,15). Depois de ter tomado completamente a condição de servo (cf Fil 2,7), precisamente porque a sua condição humana O agregava ao número dos que suportavam o jugo, pagou o montante do imposto aos cobradores como toda a gente, ainda que, por natureza e como Filho, estivesse dispensado disso. Por conseguinte, quando O vires observar a Lei, não fiques chocado, não ponhas no rol de servos Aquele que é livre, mas medita na profundidade de tal desígnio (São Cirilo de Alexandria, bispo, doutor da Igreja).

Reflexão: «Um mandato, por mais suave que seja, torna-se duro quando imposto por um coração tirânico e cruel, mas se torna fácil quando é o Amor quem o ordena» (São Francisco de Sales)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler