Reflexão do Evangelho 06/06/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

«Memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja»

Evangelho de hoje, 06 de junho (Jo 19,25-34): «Eis a tua Mãe»
Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. Havia ali uma jarra de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

COMENTÁRIO: Enquanto os Apóstolos, exceto São João, abandonam Jesus nesta hora de opróbrio, aquelas piedosas mulheres, que O tinham seguido durante a Sua vida pública (Lc 8,2-3), permanecem agora, de pé, junto ao Mestre que morre na Cruz. São João Paulo II explica que a fidelidade da Virgem Santíssima se manifestou de quatro modos: o primeiro, pela busca generosa do que Deus queria d’Ela (Lc 1,34); o segundo, mediante a aceitação submissa da Vontade divina (Lc l ,38); o terceiro, pela coerência dos atos da vida com a decisão da fé tomada; e, finalmente, mediante a prova da perseverança. «Só pode chamar-se fidelidade uma coerência que dura ao longo de toda a vida. O “fiat” de Maria na Anunciação encontra a sua plenitude no “fiat” silencioso que repete ao pé da Cruz». A Igreja desde sempre reconheceu a dignidade da mulher e a sua importante missão na História da Salvação. Basta recordar o culto que, desde as origens, o povo cristão tributou à Mãe de Cristo, a Mulher por antonomásia, e a criatura mais excelsa e mais privilegiada que jamais saiu das mãos de Deus. O último Concilio, dirigindo uma mensagem especial às mulheres, diz entre outras coisas: «Mulheres que sofreis provações, finalmente, vós que estais de pé junto à cruz, à imagem de Maria, vós que, tantas vezes através da história, tendes dado aos homens a força para lutar até ao fim, de testemunhar até ao martírio, ajudai-os uma vez mais a conservar a audácia dos grandes empreendimentos, ao mesmo tempo que a paciência e o sentido de humildade de tudo o que principia».

Hoje é um dia duplamente oportuno para suplicarmos a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja e Auxílio dos Cristãos, que proteja a barca de Pedro, cada vez mais ameaçada por tribulações.
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler