Reflexão do Evangelho 06/09/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 06 de setembro (Lc 6,12-19): «Se Jesus rezou, por que nós não rezamos?»
Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem chamou Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor. Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.

COMENTÁRIO: «Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus». Os contemplativos e os ascetas de todos os tempos e de todas as religiões sempre procuraram a Deus no silêncio e na solidão dos desertos, das florestas e das montanhas. O próprio Jesus viveu quarenta dias em absoluta solidão, passando longas horas num coração a coração com o Pai, no silêncio da noite. Nós, também, somos chamados a nos retirar a espaços para um silêncio mais profundo, para um isolamento com Deus; a estar a sós com Ele, não com os nossos livros, os nossos pensamentos, as nossas recordações, mas num despojamento perfeito; a permanecer na sua presença – silenciosos, vazios, imóveis, expectantes. Não podemos encontrar a Deus no barulho e na agitação. Veja-se a natureza: as árvores, as flores e a erva dos campos crescem em silêncio; as estrelas, a Lua e o Sol movem-se em silêncio. O essencial não é o que nós dizemos, mas o que Deus nos diz e o que Ele diz a outros através de nós. Ele nos escuta no silêncio; no silêncio fala às nossas almas. No silêncio é-nos dado o privilégio de escutar a sua voz: Silêncio dos olhos. Silêncio dos ouvidos. Silêncio da boca. Silêncio do espírito. No silêncio do coração, Deus falará (Sta Teresa de Calcutá). Como você tem tomado decisões para a sua vida? Oxalá toda a nossa vida de cristão esteja sempre submersa na oração e continuada por ela.

Leia a Bíblia: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus!” (Mt 4,4)
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏🇧🇷Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler