Evangelho de hoje, 06 de dezembro (Mt 9, 27-31): «As visitas do Salvador»
Jesus pôs-Se a caminho e seguiram-no dois cegos, gritando: «Tem compaixão de nós, filho de Davi!» Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram dele, e Jesus lhes perguntou: «Acreditais que eu posso fazer isso?» Eles responderam: «Sim, Senhor». Então tocou nos olhos deles, dizendo: «Faça-se conforme a vossa fé». E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: «Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo». Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.
COMENTÁRIO: Jesus Cristo é o Redentor anunciado pelos profetas; Ele é o Rei e Senhor que Deus prometera a seu povo, o Príncipe da paz (cf. Is 9, 6) que viria a este mundo para instaurar em Israel um reino em que não haveria dores, sofrimentos e males. Jesus mesmo deu testemunho de sua missão e personalidade messiânicas não apenas por palavra, mas sobretudo por obras como a cura dos dois cegos a que hoje assistimos no Evangelho, sinais claros que manifestam e dão prova de sua origem e majestade divinas (Jo 2, 11; 11, 40). Este mesmo Senhor, que veio outrora como Servo sofredor (Is 53) e carregado de opróbrios, a fim de confundir a soberba e vã sabedoria dos homens, continua a vir a cada um de nós, mas nem sempre da maneira em que nós O esperamos: não em consolações e sucessos, não em facilidades e vitórias, mas na presença misericordiosa do sofrimento e da cruz, dos fracassos e das derrotas. Este tempo de Advento, tempo de espera pela vinda do Salvador, é uma ocasião preciosa que devemos aproveitar para, pedindo-o na oração, conformarmos nossa vontade à de Deus, para transformarmos em amor todas as dores e tribulações que Ele mesmo amorosamente nos enviar. Roguemos hoje à Virgem Imaculada, Mãe de misericórdia e Mãe dolorosa, que nos alcance a graça de, a exemplo de seu Filho, vivermos este Advento com espírito de penitência e reparação, suportando alegre e pacientemente as cruzes com que prepararemos nosso encontro com Cristo neste próximo Natal.
Advento é tempo de oração e penitência; tempo de espera e de esperança, tempo de estarmos alertas e vigilantes para acolher o Senhor que vem!
São Nicolau, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos seus Ungidos!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha um abençoado final de semana!
Shalom🙏