Reflexão do Evangelho 07/12/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 07 de dezembro (Mt 7,21.24-27): “Casa construída sobre a rocha”
Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: «Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!».

COMENTÁRIO: Pela graça, podemos o impossível. Hoje, Jesus nos diz que a nossa casa deve estar fundada sobre rocha firme, e não sobre a instabilidade da areia, para que possamos permanecer de pé quando vierem as intempéries da vida. Trata-se de uma palavra dura e desconcertante como todo o sermão da montanha, porque parece anunciar, mais do que uma boa nova, uma “má notícia”: as dificuldades virão, e para fazermos frente a elas devemos cumprir não só aquele mínimo contido nos Dez Mandamentos, mas ainda aquele “a mais” exigido pela moral do Evangelho. Agora, sob a nova Lei do amor, Deus espera de nós paciência e resignação, fortaleza e perseverança, pobreza de espírito e ânimo alegre nos momentos de injustiça e perseguição; espera, numa palavra, que tenhamos um coração semelhante ao do Cristo. Mas como não se sentir esmagado sob esse “fardo” aparentemente insuportável, superior às forças de qualquer ser humano? Como ouvir as palavras de Cristo e as pôr realmente em prática? Não há outro meio de o fazer senão pedindo o auxílio divino da graça, sem a qual nada podemos fazer, e implorando ao Senhor que venha também à nossa alma, como veio à de muitos santos da história da Igreja, para transformá-la por dentro, cimentá-la sobre a firmeza das virtudes, purificá-la da areia inútil dos vícios, fortalecê-la pela esperança e a paciência contra as preocupações e adversidades da vida.

Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância na espera do Menino Deus!
Santo Ambrósio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler