Reflexão do Evangelho 08/01/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 08 de janeiro (Jo 3,22-30): «É necessário que ele cresça, e eu diminua»
Depois disso, Jesus e seus discípulos foram para a região da Judéia. Ele ficava lá com eles e batizava. João também estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. As pessoas iam lá para serem batizadas. João ainda não tinha sido lançado na prisão. Surgiu então, da parte dos discípulos de João, uma discussão com um judeu, a respeito da purificação. Eles foram falar com João: «Mestre, aquele que estava contigo do outro lado do Jordão, e de quem tu deste testemunho, está batizando, e todos vão a ele». João respondeu: «Ninguém pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Cristo, mas fui enviado à sua frente’. Quem recebe a noiva é o noivo, mas o amigo do noivo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria, quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela ficou completa. É necessário que ele cresça, e eu diminua».
 
COMENTÁRIO: «Eu não sou o Messias, mas fui enviado à sua frente». O Batista compreendeu a sua missão de Precursor, que devia desaparecer ante a chegada do Messias, e cumpriu-a fielmente e com humildade. Do mesmo modo, o cristão há de evitar em todas as tarefas apostólicas o protagonismo pessoal, e deixar que seja Cristo o objeto da busca dos homens; há de se esvaziar cada vez mais de si mesmo para que Cristo encha toda a sua vida. «É necessário que Cristo cresça em ti, para que progridas no Seu conhecimento e amor: porque quanto mais O conheces e O amas, tanto mais cresce Cristo em ti (…). Por isso é necessário que os homens que progridem deste modo diminuam a sua própria estima, porque quanto mais penetra alguém na grandeza divina tanto mais considera pequena a condição humana». Para João o mais importante e quem deveria aparecer era o Messias, e não ele próprio. Toda a pregação de João Batista era condensada em uma só palavra: “conversão”. Mudem de vida porque o Messias já chegou! Todas as pessoas que ouviam o apelo de João pela fé e não somente pela razão passaram por uma mudança de vida; abriram seu coração para a chegada do Messias; mas aqueles que filtraram suas palavras por sua lógica e razão, não aceitaram a boa nova de Deus, não se deixaram atingir pela graça, Jesus Cristo.
 
«Cristo, Filho de Deus feito homem, é a Palavra única, perfeita e insuperável do Pai. N’Ele, o Pai disse tudo. Não haverá outra palavra além dessa» (CIC, nº 65).
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler