Reflexão do Evangelho 08/06/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
“Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: ‘Tomai, isto é o meu corpo’. Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele. Jesus lhes disse: ‘Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos’”.

Evangelho de hoje, 08 de junho (Jo 6,51-58): «Solenidade de Corpus Christi».
Disse Jesus a multidão: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como é que ele pode dar a sua carne a comer?». Jesus disse: «Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que me consome viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram e, no entanto, morreram. Quem comer deste pão viverá para sempre!».

COMENTÁRIO: É com grande júbilo que celebramos hoje a solenidade de Corpus Christi, na qual somos convidados, em união com a santa Mãe Igreja, a manifestar com singular alegria e afeto todo o nosso amor e veneração ao sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor. Neste augusto mistério, como nos recorda a doutrina cristã, Jesus Cristo está real e substancialmente presente. A Eucaristia, com efeito, além de ser o memorial do sacrifício pascal do Senhor, contém a própria divina pessoa do Nosso Redentor — um dom tão sublime e inefável, pelo qual Deus mesmo se nos oferece como alimento espiritual, que nada de melhor e de mais digno nesse mundo nos poderia ter sido ofertado. Na Eucaristia está resumido e compendiado de forma admirável todo o conjunto da nossa santa fé católica: “a Trindade aí está; a Encarnação aí se prolonga; a Redenção aí se renova; aí se nutre e sustenta a vida da Igreja e das almas; aí se dá a todos nós o penhor da futura imortalidade” (A. Miranda, Doutrina Eucarística). Somos hoje chamados, pois, a renovar a nossa fé em tão sublime mistério e a fazermos da nossa vida cristã uma vida mais eucarística. Comungar com boas disposições, comungar com frequência e fazer sempre, com generosidade, um tempo de ação de graças — eis os três principais propósitos que a Igreja nos chama hoje a fazer. Peçamos ao Senhor Sacramentado que nos dê a força de os pôr em prática, com constância e fidelidade!

Orai sem cessar: «A Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um remédio generoso e um alimento salutar para os fracos».
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler