Reflexão do Evangelho 08/12/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora
“A Santíssima Virgem Maria, por um privilégio especial de Deus, foi inteiramente preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua concepção.”

Evangelho de hoje, 08 de dezembro (Lc 1,26-38): «O anjo foi enviado a uma Virgem…»
Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: «Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo». Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: «Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim». Maria, então, perguntou ao anjo: «Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu: «O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível». Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se.

COMENTÁRIO: O objeto da solenidade que alegra hoje toda a santa Igreja Católica, contido na saudação que ouvimos da boca de São Gabriel Arcanjo: Ave, cheia de graça, é o singular privilégio com que a bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua concepção, foi preservada imune por Deus onipotente, em atenção aos méritos futuros de Cristo, Redentor do gênero humano, de toda a mancha do pecado original. Trata-se do mistério da Imaculada Conceição, em virtude do qual Maria Santíssima teve sempre, apenas saiu das mãos do Criador, o dom da graça santificante. Como todo descendente de Adão segundo a carne, também a Virgem deveria contrair o pecado original, tão-logo fosse concebida por seus pais, São Joaquim e Sant’Ana, mas foi dele preservada a fim de tornar-se digna Mãe do Salvador. A causa eficiente deste privilégio, como diz um teólogo do século passado, foi o amor singularíssimo com que Deus amou desde o princípio sua futura Mãe, eximindo-a da lei comum do pecado sob a qual todo homem vem ao mundo. Tal privilégio, como definido pelo magistério eclesiástico na bula Ineffabilis Deus, do Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854 — foi-lhe concedido em atenção aos méritos futuros de Nosso Senhor Jesus Cristo, de modo que também a Virgem Maria, ao contrário do que dizem hereges e cismáticos, foi verdadeiramente redimida por Cristo, e de maneira mais sublime. Com efeito, enquanto aos outros homens o mérito redentor de Cristo é aplicado para os libertar de um mal já contraído, à Virgem Santíssima foi aplicado para a preservar de todo contágio. Ora, não é melhor médico o que é capaz de impedir a contração da doença do que aquele que só pode curar os que já estão enfermos? Não foi, portanto, mais perfeita a redenção preservadora de Maria do que a restauradora dos outros homens? Como não louvar Deus por ter nela preparado, enriquecendo-a de todos os tesouros divinos, uma morada digna para o Filho encarnado? Se hoje os coros angélicos saúdam a Virgem Mãe com aquelas sublimes palavras: Ave, cheia de graça, como não iremos nós, unidos a todas as gerações de fiéis, proclamar para maior honra e glória da santíssima e indivisível Trindade que Maria é realmente a Imaculada Conceição?

Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância na espera do Menino Deus!
Orai sem cessar: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler