Reflexão do Evangelho 09/01/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Batismo de Nosso Senhor Jesus

Nesta Solenidade do Batismo de Nosso Senhor, a Igreja nos propõe uma séria reflexão sobre a dignidade desse sacramento. No batismo, ousamos dizer, recebemos uma graça ainda maior que qualquer outra. Pelo batismo, tornamo-nos “filhos de Deus”, “templos do Espírito Santo”

Evangelho de hoje, 09 de janeiro (Mt 3,13-17): «Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, até junto de João, para ser batizado por ele»
Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

COMENTÁRIO: Com a Festa do Batismo do Senhor, encerramos o Tempo do Natal. Saímos do Evangelho da infância de Jesus e nos colocamos na vigília de sua vida pública, na qual Ele se empenha em anunciar publicamente o Reino de Deus. O Batismo, para nós, significa a entrada na comunhão com Deus, na sua Divindade. Para Jesus, o Batismo significou o contrário, pois, já sendo Deus, ele se deixa batizar para entrar plenamente em comunhão com a nossa humanidade. Essa é a grandeza do nosso Deus. Ele se humilha, vem ao nosso encontro, conhece nossas dores. A simplicidade que se dá no Batismo de Jesus não diminui sua grandeza, como a simplicidade dos cristãos de hoje não diminui nem lhes tira a missão de anunciar o Evangelho. Pelo nosso Batismo fomos habilitados pelo mesmo Espírito e convocados para seguir o exemplo de Cristo, divulgar Sua mensagem e continuar Sua missão. Batismo e missão constituem duas dimensões inseparáveis da vida cristã. Por isso não podemos dizer que fomos batizados, como se fosse um acontecimento do passado. Convictos de nossa fé, temos de proclamar com a vida que somos batizados. O Batismo de Jesus nos remete a considerar nosso próprio batismo, seu significado, os compromissos que dele decorrem. O Espírito Santo desce sobre Jesus que ouve a voz do Pai: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”. Com certeza, o Espírito também paira sobre nós e o amor paternal do Pai lança sobre nós seu imenso bem-querer. Não basta termos recebido o batismo. Não são suficientes belas celebrações. O que se requer é um compromisso com a justiça que cria novas relações na comunidade e fora dela, como Jesus fez. Ser batizado é viver “mergulhado” no projeto de Jesus, a fim de que, em um mundo de jogo de poder e corrupção, haja mais justiça em favor dos pobres e excluídos. Banhados em Cristo recebemos a missão de passar pela vida fazendo o bem e curando as pessoas dos males de nosso tempo. Em Cristo, também somos filhos amados do Pai Celestial, plenos da força de seu Santo Espírito. Pensemos no Batismo de Jesus e em nossa missão de cristãos batizados. Como estamos vivendo nossa missão de cristãos batizados?

Orai sem cessar: “Eis aquele de quem João dizia: Eu vi, e dei testemunho de que este é o Filho de Deus” (Jo 1,32.34)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler