Evangelho de hoje, 09 de fevereiro (Lc 5,1-11): “Ele chama-te pelo teu nome”
Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Sentado, desde o barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca». Simão respondeu: «Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes». Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!». Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: «Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!». Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.
COMENTÁRIO: Cristo chama-nos ao longo de toda a nossa vida. Seria bom termos consciência disso, mas somos lentos para compreender esta grande verdade: que Cristo caminha no meio de nós e nos ordena, com a sua mão, os seus olhos e a sua voz, que O sigamos. E nós sem sequer nos apercebemos deste chamamento, que se faz ouvir neste preciso instante. Pensamos que ele teve lugar no tempo dos apóstolos, e não acreditamos que é também para nós, não o esperamos. Não temos olhos para ver o Senhor, sendo nisso muito diferentes do discípulo amado, que distinguiu a voz de Cristo quando os outros apóstolos não foram capazes de O reconhecer (Jo 21,7). Mas podes ter a certeza de que Cristo olha para ti, sejas tu quem fores; chama-te pelo teu nome; vê-te e compreende-te, Ele que te criou! Tudo o que há em ti, Ele o sabe: todos os teus sentimentos e os pensamentos que te são próprios, as tuas inclinações, os teus gostos, as tuas forças e as tuas fraquezas e vontades. Vê-te nos dias de alegria e nos dias de sofrimento. Interessa-Se por todas as tuas angústias e memórias, por todos os entusiasmos e desânimos do teu espírito. Envolve-te com os seus braços e ampara-te; levanta-te e faz-te descansar. Contempla o teu rosto, sorridente ou choroso, na saúde ou na doença. Olha para as tuas mãos e os teus pés, ouve a tua voz, os batimentos do teu coração e os teus suspiros. Tu não te amas mais do que Ele te ama (São John Henry Newman, teólogo).
Orai sem cessar: “Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor.” (Sl 94,6s)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏