Reflexão do Evangelho 09/03/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 09 de março (Lc 18,9-14): «Deus resiste aos soberbos!»
Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: «Dois homens subiram ao templo para rezar. Um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda’. O publicano, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o Céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo: esse último voltou para casa justificado, mas o outro não. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado».

COMENTÁRIO: Aquele que julga é mais culpado do que aquele que é julgado! Vemos que o fariseu julgou o publicano de forma temerária, chamando-lhe ladrão, porque ele cobrava os impostos, dizendo, sem o saber, que ele exigia mais do que devia e usava a sua autoridade para cometer injustiças. No entanto, este pretenso ladrão retirou-se da presença de Deus justificado, e o fariseu, que se julgava perfeito, voltou para casa mais culpado; o que mostra que, na maior parte dos casos, aquele que julga é mais culpado do que aquele que é julgado. Estes corações maus são corações orgulhosos, invejosos e ciumentos, pois são estes três vícios que estão na origem de todos os juízos que fazemos sobre o nosso próximo. Alguém foi roubado? Perdeu-se alguma coisa? Pensamos logo que pode ter sido tal ou tal pessoa, e fazemo-lo sem ter o menor conhecimento dos fatos. Ah, meus irmãos, se conhecêsseis bem este pecado, veríeis que é um dos pecados mais temíveis, menos conhecidos e mais difíceis de corrigir. Escutai os corações que estão impregnados deste vício: se alguém que ocupa um cargo comete erros, concluem imediatamente que todos os que ocupam esse cargo fazem o mesmo, que não são melhores do que os outros, que são todos ladrões e espertalhões. Ah, meus irmãos, se tivéssemos a felicidade de não ser orgulhosos nem invejosos, nunca julgaríamos ninguém e contentar-nos-íamos em chorar as nossas misérias espirituais e rezar pelos pobres pecadores; estando bem convencidos de que Deus só nos pedirá contas das nossas ações e não das dos outros (São João-Maria Vianney, presbítero, Cura de Ars).

Orai sem cessar: “Tu não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado!” (Sl 51,19)
Santa Francisca Romana e Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler