Reflexão do Evangelho 09/10/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 09 de outubro (Lc 11,27-28): «A bem-aventurança da Virgem Maria»
Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!” Mas Jesus replicou: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!”.
 
COMENTÁRIO: «Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram». Perante o louvor que se ergue da multidão, longe de desmerecer quem O gerou em seu ventre e O amamentou em seus seios, o Senhor revela por que é realmente bem-aventurada aquela que escolheu por Mãe desde toda a eternidade, dizendo: muito mais feliz é quem ouve a palavra de Deus e a põe em prática. De fato, diante do Anjo anunciante, a Virgem primeiro ouve e crê, depois concebe; com fé plena, concebe primeiro na alma, motivo pelo qual ela é deveras mais feliz — ensina Santo Agostinho. Ainda que a Anunciação seja já suficiente para dar provas de sua tão excelsa bem-aventurança, pois com fé ouve e acolhe o Verbo de Deus, foi diante da Cruz de seu divino Filho que a Virgem Corredentora ofereceu um ato de fé ainda maior, um que jamais existiu em criatura alguma, unido à mais firme esperança e ardente caridade. Portanto, embora Abraão seja nosso pai na fé (Rm 4, 11.18; Tg 2, 21), a maior fé foi a de Maria, de quem a graça inicial, recebida de Deus ainda no ventre de Sant’Ana, era já maior que a de todos os anjos e santos e não parou de crescer até sua assunção ao Céu. Sim, ela é a cheia de graça (Lc 1, 28). Por isso, peçamos à Santíssima Virgem Maria, de quem somos descendentes (Gn 3, 15; Jo 19, 26-27; Ap 12, 17), assim como o somos de Abraão, que nos alcance de Deus a graça de uma fé semelhante a sua, para a maior glória de Deus. 
 
Orai sem cessar: “Vinde benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo” (Mt 25, 34).
São Dionísio, rogai por nós, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler