Reflexão do Evangelho 09/11/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Festa da Dedicação da Basílica de Latrão
“A Basílica de São João de Latrão, cuja “dedicação” ou consagração aconteceu no ano de 320, é a catedral do Papa, enquanto Bispo de Roma. Ela é a “mãe de todas as igrejas”, o símbolo das Igrejas de todo o mundo, unidas à volta do sucessor de Pedro. A Festa da Dedicação da Basílica de Latrão convida-nos a tomar consciência de que a Igreja de Deus (que a Basílica de Latrão simboliza e representa) é hoje, no meio do mundo, a “morada de Deus”, o testemunho vivo da presença de Deus na caminhada histórica dos homens.”

Evangelho de hoje, 09 de novembro (Jo 2,13-25): «A minha casa será chamada casa de oração”, diz o Senhor, “nela quem pede recebe, quem procura encontra e a quem bater abrir-se-lhe-á.»
Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: «Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado!» Os discípulos se recordaram do que está na Escritura: «O zelo por tua casa me há de devorar». Então os judeus perguntaram a Jesus: «Que sinal nos mostras para agires assim?» Jesus respondeu: «Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei». Os judeus, então, disseram: «Trabalharam durante quarenta e seis anos erguer este templo, e tu serias capaz de erguê-lo em três dias?» Ora, ele falava isso a respeito do templo que é seu corpo. Depois que Jesus fora reerguido dos mortos, os discípulos se recordaram de que ele tinha dito isso, e creram na Escritura e na palavra que Jesus falou. Estando em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, vendo os sinais que realizava. Jesus, no entanto, não lhes dava crédito, porque conhecia a todos e não precisava de ser informado a respeito do ser humano. Ele bem sabia o que havia dentro do homem.

COMENTÁRIO: Celebramos hoje a festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão, fundada na época de Constantino pouco tempo após o término das últimas perseguições ao cristianismo. No lugar que hoje ocupa a Arquibasílica havia antigamente uma típica basílica pagã, um amplo espaço aberto ladeado de altas colunas em que o povo romano se reunía para realizar as mais distintas atividades, desde a celebração de contratos até a resolução de conflitos judiciais. Uma vez convertido à fé, o imperador Constantino cedeu o espaço ao então bispo de Roma, o papa S. Silvestre, para que ele ali residisse e celebrasse o culto católico. O que antes era um espaço público e aberto converteu-se em um templo fechado, cuja configuração se tornaria canônica para a construção de outras basílicas, com uma grande nave central e o transepto, formando com ela a imagem de uma cruz. Os cristãos santificaram assim o que antes era profano e mundano e, ao erguerem as paredes da que seria a mãe de todas as igrejas, significaram que o verdadeiro culto a Deus nasce do interior e da intimidade do coração: se devemos adorá-lo publicamente, devemos também servi-lo e amá-lo em nossa própria vida privada, a fim de que o culto público que lhe rendemos seja expressão de uma vivência sincera da fé. Que o papa S. Silvestre e todos os mártires de Roma intercedam por nós e nos ajudem a viver a nossa vocação a sermos templos vivos de Deus, que habita como em seu palácio naqueles que, tendo recebido o dom da sua graça, permanecem no seu amor e na sua amizade.

Orai sem cessar: “Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.” (Ap 21,2)
Nossa Senhora do Silêncio, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos seus Ungidos!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler