Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Evangelho de hoje, 09 de dezembro (Mt 11,11-15): “João Batista, o último e o maior dos Profetas”
Disse Jesus: «Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo. Pois até João foi o tempo das profecias — de todos os Profetas e da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça».
COMENTÁRIO: «João era uma lâmpada que ardia e brilhava». Quando a Justiça soberana diz a Noé: «Tu foste justo a meus olhos» (Gn 7,1), está a fazer um grande elogio à sua justiça. É um sinal de um grande mérito, quando Deus assegura a Abraão que é por causa dele que as suas promessas serão realizadas. Que glória para Moisés, quando Deus arde de zelo para o defender e confundir os seus inimigos (Nm 12, 6s). E que dizer de David, no qual o Senhor Se congratula por ter encontrado um homem segundo o seu coração? (1Sam 13,13). E, contudo, apesar da grandeza destes homens, nem entre eles nem entre os outros «filhos de mulher», «nenhum foi maior que João Batista», segundo o testemunho do Filho da Virgem (Jesus). É verdade que as estrelas não têm todas o mesmo brilho (1Cor 15,41) e que, no coro de santos astros que iluminaram a noite deste mundo antes do nascer do verdadeiro Sol, alguns brilharam com uma luz admirável. No entanto, nenhum deles foi maior e mais resplandecente que esta estrela da manhã, esta lâmpada ardente e luminosa preparada por Deus para o seu Cristo (Sl 131,17). Primeira luz da manhã, estrela da aurora, precursor do Sol, ele anuncia aos mortais a iminência do dia e grita aos que dormem «nas trevas e na sombra da morte» (Lc 1,79): «Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos céus» (Mt 3,2). É como se dissesse: «A noite está avançada, o dia aproxima-se; rejeitemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos com as armas da luz» (Rom 13,12). «Desperta, tu que dormes, levanta-te do meio dos mortos, e Cristo brilhará para ti» (Ef 5,14) – (Beato Guerric de Igny, abade cisterciense).
“Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho” (Ml 3,1).
São Juan Diego “Cuauhtlatoatzin”, rogai por nós junto a Perfeita sempre Virgem Maria, mãe do Deus único e verdadeiro, pelo fim da Pandemia!
Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância na espera do Menino Deus!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!