Reflexão do Evangelho 10/02/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 10 de fevereiro (Mc 7,31-37): «Ele tem feito bem todas as coisas»
Jesus deixou de novo a região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram-lhe, então, um homem que era surdo e mal podia falar, e pediram que impusesse as mãos sobre ele. Levando-o à parte, longe da multidão, Jesus pôs os dedos nos seus ouvidos, cuspiu, e com a saliva tocou-lhe a língua. Olhando para o céu, suspirou e disse: «Efatá!», que quer dizer: «Abre-te»! Imediatamente, os ouvidos do homem se abriram, sua língua soltou-se e ele começou a falar corretamente. Jesus recomendou, com insistência, que não contassem o ocorrido para ninguém. Contudo, quanto mais ele insistia, mais eles o anunciavam. Cheios de grande admiração, diziam: «Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem».

COMENTÁRIO: «Oxalá ouvísseis hoje a sua voz» (Sl 94,7). Como podemos discernir a voz de Deus entre as mil vozes que ouvimos todos os dias neste nosso mundo? Diria: Deus fala conosco de modos muito diferentes. Fala através de outras pessoas, através dos amigos, dos pais, do pároco, dos sacerdotes. Fala por meio dos acontecimentos da nossa vida, nos quais podemos discernir um gesto de Deus; fala também através da natureza, da criação, e fala, naturalmente e sobretudo, na sua Palavra, na Sagrada Escritura, lida na comunhão da Igreja e pessoalmente, em diálogo com Deus. É importante ler a Sagrada Escritura, por um lado de modo muito pessoal, e realmente, como diz São Paulo, não como palavra de um homem ou como um documento do passado, como lemos Homero ou Virgílio, mas como uma Palavra de Deus que é sempre atual e fala comigo; aprender a ouvir um texto que é, historicamente, do passado, mas que é a Palavra viva de Deus; ou seja, entrar em oração, e fazer da leitura da Sagrada Escritura um diálogo com Deus. Santo Agostinho diz com frequência nas suas homilias: «Bati várias vezes à porta desta Palavra, até que pude compreender o que o próprio Deus me dizia». Por u lado, esta leitura muito pessoal, este diálogo pessoal com Deus, no qual procuro o que o Senhor me diz; e, juntamente com esta leitura pessoal, é muito importante a leitura comunitária, porque o sujeito vivo da Sagrada Escritura é o Povo de Deus, é a Igreja (Cardeal Joseph Aloisius Ratzinger (Papa Bento XVI).

Orai sem cessar: “Por suas chagas fomos curados” (Is 53,5).
Santa Escolástica, irmã gêmea de São Bento, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos familiares e vítimas do terremoto na Síria e na Turquia, e pelo fim das guerras e da Pandemia!
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler