Reflexão do Evangelho 10/04/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Segunda-feira da oitava da Páscoa: «A alegria da Ressurreição»

Evangelho de hoje, 10 de abril (Mt 28,8-15): “Alegrai-vos! Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.
As mulheres saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: «Alegrai-vos!». Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: «Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão». Quando foram embora, alguns da guarda entraram na cidade e comunicaram aos sumos sacerdotes o que tinha acontecido. Reunidos com os anciãos, deliberaram dar bastante dinheiro aos soldados; e instruíram-nos: «Contai o seguinte: ‘Durante a noite vieram os discípulos Dele e o roubaram, enquanto estávamos dormindo’. E se isso chegar aos ouvidos do governador, nós o tranquilizaremos, para que não vos castigue». Eles aceitaram o dinheiro e fizeram como lhes fora instruído. E essa versão ficou divulgada entre os judeus, até o presente dia.

COMENTÁRIO: Na Oitava de Páscoa vivemos a mesma alegria que tomou conta dos nossos corações no Domingo da Ressurreição do Senhor. Por esse motivo, a Liturgia dos próximos dias nos fará contemplar as diversas aparições do Ressuscitado aos seus discípulos. Mas por que, podemos perguntar-nos, Jesus faz questão de aparecer somente aos que já o seguiam? A resposta a essa pergunta está no fato de que, com a morte de Cristo na Sexta-feira Santa, morreu também a fé dos Apóstolos. Foi só o Coração de Maria SS. que permaneceu fiel, crendo até o fim quando ninguém mais, na Igreja então nascente, tinha ânimo para crer e esperar. Por isso, o Senhor se mostrará aos discípulos ao longo de quarenta dias com o fim de lhes ressuscitar a fé que outrora tiveram. No Evangelho de hoje, de modo particular, Ele aparece às santas mulheres, que o foram buscar onde Ele já não se encontrava: no meio dos mortos. E a primeira coisa que lhes diz o Ressuscitado é: “Alegrai-vos!” Mas não se trata de uma alegria passional, dependente das disposições tão passageiras dos nossos sentidos ou sentimentos. A alegria pascal, a alegria de saber que a Vida venceu a morte, é antes de tudo fruto do Espírito. Ora, a alegria é a primeira reação de quem saber ser amado, e que amor maior podemos esperar que o de Deus, morto e humilhado para que, renascidos a uma vida nova e melhor, fôssemos exaltados no céu? Ele, que nos amou como ninguém, está vivo: eis a alegria que Ele quer infundir hoje em nossas almas. Que essa alegria, a mais profunda e verdadeira, nos leve a confessar sempre, sem temores vãos nem respeitos mundanos: Cristo ressuscitou verdadeiramente!

Orai sem cessar: “Jesus ressuscitou, aleluia! Verdadeiramente ressuscitou, aleluia!”
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler