Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 10 de novembro (Lc 16,1-8): «Parábola do Administrador Infiel»
Jesus falou ainda aos discípulos: «Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: Que ouço dizer a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens. O administrador, então, começou a refletir: Meu senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Cavar, não tenho forças; mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração.» Então chamou cada um dos que estavam devendo ao seu senhor. E perguntou ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? Ele respondeu: Cem barris de óleo! O administrador disse: Pega a tua conta, senta-te, depressa e escreve: cinquenta! Depois perguntou a outro: E tu, quando deves? Ele respondeu: Cem sacas de trigo. O administrador disse: Pega tua conta e escreve: oitenta. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu com esperteza. De fato, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz».
COMENTÁRIO: Ser hábil! Considera, homem, aquele que te cumulou dos seus dons. Reflete sobre ti mesmo. Lembra-te de quem és, do trabalho que realizas, de quem te confiou, por que razão foste preferido a muitos. Tu és o servo de Deus e tens a teu cargo os teus companheiros. Não penses que todos esses bens estão destinados ao teu ventre. Dispõe dos bens que tens entre mãos como se fossem de outrem; eles dar-te-ão prazer durante algum tempo, após o que se desvanecerão e desaparecerão. Mas ser-te-ão pedidas contas detalhadas. «O que hei de fazer?». A resposta foi simples: «Saciar os famintos; abrir os meus celeiros e convidar os pobres. […] Todos vós, que não tendes pão, vinde a mim, e tomai uma parte suficiente dos dons que Deus me deu. Vinde e bebei deles como de uma fonte pública» (São Basílio, monge, bispo de Cesareia da Capadócia, doutor da Igreja).
Reflexão: Está proibido falar de “céu” ou de “eternidade” para o homem moderno. O importante, alardeiam as ideologias materialistas de nossa época, é buscar a felicidade “aqui e agora”!
São Leão Magno, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
Tenha um abençoado final de semana!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!