Reflexão do Evangelho 11/01/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 11 de janeiro (Mc 1,40-45): «É pela fé que se vai a Jesus»
Um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: «Se queres, tens o poder de purificar-me!». Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: «Eu quero, fica purificado». Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: «Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho». Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele».

COMENTÁRIO: Nosso Senhor veio arrancar as almas do caminho da eterna condenação e colocá-las nas vias da salvação, manifestando sua infinita misericórdia para com o pecador, tal como, sem medo de contrair algum mal, pôs sua mão sobre o leproso do Evangelho. A situação deste mostra-nos que a Providência pode nos falar através dos dramas, das dificuldades e das aflições, pois, se ele estivesse são, talvez tivesse se deixado influenciar pelos fariseus e olhado para o Redentor com desconfiança. Também nós, concebidos no pecado original e carregados da herança de nossos pecados atuais, temos inúmeras oportunidades de, passando por cima do nosso orgulho, constatar e reconhecer o quanto somos miseráveis! Ao admitir que somos leprosos, preenchemos a condição essencial para dizer: “Senhor, se quereis tendes o poder de curar-me”, e receber o perdão. Como? Procurando o Médico e, portanto, aproximando-nos com ousadia de Nosso Senhor. Ele necessita de leprosos para neles manifestar o seu poder. É preciso apenas ter sofreguidão de se ver curado. Para isso, Nosso Senhor Jesus Cristo deixou um remédio infalível: o Sacramento da Penitência. O confessionário é o local onde as pessoas não só declinam suas faltas para serem perdoadas, mas recebem forças a fim de perseverar na prática da virtude. É o próprio Jesus Cristo quem as espera para, usando a voz do sacerdote, dizer: “Eu quero: fica curado”, e sarar leprosos em quantidade. E assim como no Evangelho “a lepra desapareceu e ele ficou curado no mesmo instante”, o mesmo se passa quando a Confissão é bem feita. Quantos milagres se verificaram na História desde a instituição desse Sacramento! Logo, devemos recorrer ao Divino Médico com confiança, pois Ele tomou sobre Si a nossa lepra!

Orai sem cessar: “Curai-me, Senhor, e ficarei curado; salvai-me, e serei salvo, porque sois a minha glória!” (Jr 17,14)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler