Memória de Nossa Senhora de Lourdes
A 11 de fevereiro de 1858, na França, a Santíssima Virgem Maria aparecia à humilde Bernadette Soubirous. Até hoje a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes ecoa no coração dos fiéis que, maravilhados com o amor da Mãe que vem ao encontro de seu povo, peregrinam à França buscando alívio para o corpo e para a alma.
Evangelho de hoje, 11 de fevereiro (Mc 7,14-23): «Nada que de fora entra na pessoa a torna impura»
Naquele tempo, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: «Escutai-me, vós todos, e compreendei! Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai da pessoa é que a torna impura». Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe faziam perguntas sobre essa parábola. Ele lhes disse: «Também vós não entendeis? Não compreendeis que nada que de fora entra na pessoa a torna impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, e vai para a fossa?». Assim, ele declarava puro todo alimento. E acrescentou: «O que sai da pessoa é que a torna impura. Pois é de dentro, do coração humano, que saem as más intenções: imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidades; fraude, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e insensatez. Todas essas coisas saem de dentro, e são elas que tornam alguém impuro».
COMENTÁRIO: A impureza do pecado! Os preceitos e rituais que Deus instituiu para o seu povo, durante a Antiga Aliança, eram meios preparatórios para a verdadeira obediência — a do amor — que, com o auxílio da graça, os homens Lhe deveriam prestar sob o Novo e eterno Testamento. É a esse caráter pedagógico que Jesus aponta no Evangelho de hoje, ao explicar aos discípulos o sentido profundo de certas restrições alimentares impostas pela Lei: “Nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura”, diz Ele, pois é o “que sai do homem o que o torna impuro”. É do nosso coração que surgem aqueles pecados que, tornando-nos impuros aos puríssimos olhos do Céu, põem a perder nossa amizade com Aquele que a todo instante, com um pensamento fixo e amoroso em cada um de nós, comunica-nos tudo o somos e possuímos. A advertência que o Senhor hoje nos dirige deve servir-nos, pois, como um chamado a reconhecermos que todo pecado, por constituir uma oposição mais ou menos grave a Deus, não pode redundar senão em nosso próprio prejuízo; somos nós, como efeito, que nos fazemos imundos e, virando as costas para quem nos criou, tornamo-nos escravos de Satanás. Ouçamos, pois, as salutares palavras de nosso Redentor e reconciliemo-nos o quanto antes com Deus, nosso Pai; busquemos esta semana o sacramento da Penitência e, de coração contrito, roguemos a Ele que nos purifique com o seu hissope e nos limpe com a sua justiça.
Orai sem cessar: «Ó Deus, criai em mim um coração puro!» (Sl 50,12)
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós, pelo Brasil, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

