Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Memória de São Barnabé, Apóstolo (At 11,21-26; 13,1-3)
Hoje, a Igreja celebra São Barnabé, apóstolo considerado pelos primeiros Padres da Igreja e por São Lucas devido à especial missão que o Espírito Santo lhe confiou. Barnabé era apreciado pelos Apóstolos por ser um “homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé” (At 11,24).
Evangelho de hoje, 11 de junho (Mt 10, 7-13): «Proclamai que está próximo o Reino dos Céus»!
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai! Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento. Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida. Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa. Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós».
COMENTÁRIO: Até então os Profetas tinham anunciado ao povo eleito os bens messiânicos, por vezes em imagens acomodadas à sua mentalidade ainda pouco madura espiritualmente. Agora, Jesus envia os Seus Apóstolos a anunciar que esse Reino de Deus prometido está iminente. Os poderes conferidos (curar os doentes, ressuscitar os mortos, expulsar demônios…) são precisamente o sinal anunciado pelos Profetas acerca do Reino de Deus ou reino messiânico. Primeiro, esses poderes messiânicos são exercidos por Jesus; agora os dá aos Seus discípulos para mostrar que essa missão é divina. Jesus urge aos Seus discípulos que partam sem demora para o cumprimento da sua missão. Não devem preocupar-se por carecerem de bens materiais, nem dos meios humanos; o que faltar Deus proverá na medida das suas necessidades. Esta santa audácia em empreender as obras de Deus se repete uma e outra vez na história da Igreja. Quantas coisas grandes foram empreendidas, mesmo sem ter à disposição os meios humanos mais imprescindíveis! Assim agiram os santos. Se na expansão da Igreja se tivesse esperado por dispor desses meios, muitas almas não teriam recebido a luz de Cristo. O amor de Deus me faz pobre? Dependo de Deus ou do dinheiro? Onde estou pondo minha segurança?
Orai sem cessar: “Se vos possuo, nada mais me atrai na terra!” (Sl 72,25b)
São Barnabé, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos nossos irmãos da região Sul!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!