Reflexão do Evangelho 11/08/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 11 de agosto (Jo 6,41-51): « Quem comer deste pão viverá eternamente!»
Naquele tempo, os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?” Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

COMENTÁRIO: Participamos com plena segurança no corpo e no sangue de Cristo! O Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: «Tomai e comei, isto é o meu corpo»; em seguida, tomando o cálice, disse: «Tomai e bebei, isto é o meu sangue» (cf 1Cor 11,23-25). Se Ele próprio declarou abertamente, ao falar do pão: «Isto é o meu corpo», quem ousará duvidar? E se Ele próprio é tão afirmativo quando diz: «Isto é o meu sangue», quem hesitará ainda ou dirá que não é o seu sangue? Assim, é com plena certeza que participamos desta forma no corpo e no sangue de Cristo. Com efeito, sob a forma de pão, é o corpo que te é dado, e sob a forma de vinho, o sangue, para que, participando do corpo e do sangue de Cristo, te tornes um só corpo e um só sangue com Cristo. Deste modo, tornamo-nos «participantes da natureza divina» (2Pd 1,4). Disse David num salmo: «Assim [o homem] obtém azeite para fazer brilhar o seu rosto e pão que lhe reconforta o ânimo» (Sl 103,15). Fortalece, pois, o teu coração tomando este pão espiritual e alegra o rosto da tua alma. E, de rosto descoberto e em pureza de consciência, reflete a glória do Senhor como um espelho (São Cirilo de Jerusalém, bispo de Jerusalém, doutor da Igreja).

Reflexão: “Tomemos cuidado para que, se entramos pelo caminho do Senhor, de maneira alguma nos afastemos dele em algum tempo por nossa culpa ou ignorância.” (Santa Clara de Assis)
Santa Clara, rogai por nós e pela Igreja de Cristo!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada semana!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler