Reflexão do Evangelho 11/09/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 11 de setembro (Lc 6,6-11): O segredo das boas obras!
Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os fariseus observavam Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de terem motivo para acusá-lo. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão seca: Levanta-te e fica aqui no meio! Ele se levantou e ficou de pé. Jesus disse-lhes: Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer? Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: Estende a mão! O homem assim o fez e a mão ficou curada. Eles se encheram de raiva e começaram a discutir entre si sobre o que fariam contra Jesus.

COMENTÁRIO: A passagem que o Evangelho de hoje nos propõe é bastante reveladora. Além de nos recordar que as ações de Nosso Senhor, longe de se reduzirem à sua mera fatualidade histórica, contêm um ensinamento espiritual dirigido às almas de todos os tempos e lugares, o episódio do homem de mão ressequida nos desperta para o fato de haver em todos nós uma profunda e radical impotência para fazer o bem. Foi o que a Igreja nos ensinou ao condenar, no século V d.C., a heresia pelagiana. Contemporâneo de Santo Agostinho e espírito de dura ascese, um monge de nome Pelágio ousou ensinar que o ser humano, sendo por si só capaz de alcançar a eterna salvação, tem em Cristo apenas um modelo de como agir bem: para Pelágio, com efeito, Jesus seria tão-somente o caminho a seguir, mas não a vida que nos permite trilhá-lo. No entanto, é de fé ortodoxa que, depois da Queda, o homem tornou-se radicalmente incapaz de fazer o bem como convém à consecução da vida eterna, razão por que lhe é absolutamente necessário o auxílio da graça divina, representado na cura que hoje vimos Cristo operar: “Estende a tua mão”, disse Ele. “O homem assim o fez e sua mão ficou curada”, isto é, tornou-se hábil de novo para fazer o que lhe compete. Ao realizar este prodígio em dia de sábado, o Senhor também nos ensina que, se não tivermos vida de oração, de verdadeira intimidade com Deus, não receberemos d’Ele as graças de que tanto precisamos para amá-Lo e servi-Lo. Temos, pois, de rogar ao nosso amado Pai celeste, com súplicas incessantes, que se digne derramar sobre nossos pobres corações a graça de O podermos amar como Ele é digno de ser amado, de O podemos servir como Ele quer ser servido, de O podermos adorar como Ele tem direito de ser adorado, porque, sem Ele, nada podemos fazer (Jo 15, 5).

Leia a Bíblia: “Do Evangelho fiz o meu tesouro mais precioso!” (Santa Teresinha do Menino Jesus)
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏📖Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler