Reflexão do Evangelho 11/10/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 11 de outubro (Lc 11,37-41): «A hipocrisia dos fariseus!»
Enquanto Jesus estava falando, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus foi e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que ele não tinha feito a lavação ritual antes da refeição. O Senhor disse-lhe: Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós.

COMENTÁRIO: “Fariseu hipócrita!” Ao ver Jesus pôr-se à mesa sem antes lavar as mãos, violando a ‘tradição dos antigos’ (Mt 15, 2; Mc 7, 3; Ex 40; Lv 15; Nm 19), começa o fariseu a ponderar em seu íntimo aquele gesto. Contudo, poder-se-ia esconder um mínimo pensamento d’Aquele que sonda o abismo e o coração, e penetra em todas as suas astúcias (Eclo 42, 18)? Disse-lhe Jesus: “Vós, fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades”. Aqui, os fariseus têm desmascarada a sua hipocrisia, cujo significado diz respeito a alguém que atua ‘sob uma máscara’. Ou seja, em vez de os fariseus buscarem um interior purificado e transformado pelo amor de Deus acima de tudo e o amor misericordioso do próximo, preocupam-se com uma religiosidade que se resume a práticas exteriores, onde o que se quer não é agradar a Deus, mas aos outros. Não se encontram assim muitos de nós? Sobre esse tipo de religiosidade, advertiu em outro lugar o Senhor: Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías: Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim (Mt 15, 7-8). Que entranhada a Caridade do Salvador, que não nos quer perder! Desmascarando, dessa forma, a hipocrisia dos fariseus, desmascara, também, a nossa e nos liberta, a fim de que reflitamos Aquele de quem somos imagem. Batamos, pois, no peito e digamos: Sim, ó Senhor, é bem de nós que fala o profeta Isaías! Perdoai-nos, e concedei-nos um coração puro, para amar-Vos acima de tudo e em todos os irmãos amar-Vos!

Orai sem cessar: “Senhor, tu me sondas e me conheces” (Sl 139,1).
São João 23, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler