Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Evangelho de hoje, 11 de novembro (Lc 17,1-6): «Fé em Jesus Cristo e perdão por meio Dele»
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.
COMENTÁRIO: «Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria»! Jesus nos exorta a tomar atitudes concretas de fé! Quem crê em Jesus para as pequenas coisas tornar-se-á forte para enfrentar os grandes desafios. Jesus, também, nos ensina que é necessário, não somente repreender, ensinar, e corrigir o nosso próximo, mas, sobretudo, perdoá-lo sempre. Perdoar sete vezes significa perdoar todos os dias e nunca deixar de fazê-lo. Não obstante, para pôr em prática o que Jesus nos recomenda, necessitamos cada vez mais nos apossar do dom da fé. Somente pela fé é que poderemos exercitar o perdão, a reconciliação, a serenidade diante das dificuldades, a firmeza para não provocar escândalo e a esperança de fazer muito mais do que nós próprios temos capacidade. A fé, por menor que seja, alcança resultados surpreendentes. Creio Senhor, mas vem em socorro à minha falta de fé e ensina-me a perdoar sempre, sempre, sempre!
Orai sem cessar: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.
São Martinho de Tours e São Teodoro Studita, abade, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos seus Ungidos!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!