Reflexão do Evangelho 11/11/2025

Evangelho de hoje, 11 de novembro (Lc 17,7-10): «Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer»
Naquele tempo, o Senhor disse: “Se alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: ‘Vem depressa para a mesa.’ Não dirá antes: ‘Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber.’ Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer'”.

COMENTÁRIO: «Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer»: Neste Evangelho Jesus nos conscientiza de que o verdadeiro servo faz o que tem de fazer e não espera por gestos de gratidão nem tampouco ser recompensado com regalias pelo seu serviço. Jesus não aprova o tratamento abusivo e arbitrário do amo, mas Se serve de uma realidade muito quotidiana para àqueles que O escutavam, e ilustra assim qual deve ser a disposição da criatura diante do seu Criador: desde a nossa própria existência até à bem-aventurança eterna que nos é prometida, tudo procede de Deus como um imenso presente. Daí que o homem sempre esteja em dívida com o Senhor, e por mais que faça no Seu serviço as suas ações não passam de ser uma pobre correspondência aos dons divinos. O orgulho diante de Deus não tem sentido numa criatura. O que aqui nos inculca Jesus vemo-lo feito realidade na Virgem Maria, que respondeu diante do anúncio divino: «Eis a escrava do Senhor»! Como você se sente depois de desempenhar com sucesso a sua tarefa?

Orai sem cessar: “O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente” (1ªJo 2,17)
São Martinho de Tour e São Teodoro Studita, abade, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler