Reflexão do Evangelho 12/01/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 12 de janeiro (Mc 1,40-45): «É pela fé que se vai a Jesus»
Um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, suplicava-lhe: «Se queres, tens o poder de purificar-me!». Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: «Eu quero, fica purificado». Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: «Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho». Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele».

COMENTÁRIO: Purificados por Cristo! No Antigo Testamento, a lepra era entendida como castigo pela desobediência aos mandamentos de Deus (Nm 12,12-15; 2 R 5,27; 15,5). Chamado de “impuros”, isso é, indignos de dar culto ou viver com os israelitas, os leprosos eram também considerados “abortos”, “mortos em vida” (Nm 12,12). De fato, o que a Lei exige deles, como usar roupas rasgadas, cabelos revoltos, barba coberta — são sinais de morte, penitência e luto (Lv 10,6; Ez 24,17). Portanto, a história do Evangelho não se refere apenas a um milagre de cura, mas tem um significado muito mais profundo. Quando Eliseu, invocando o nome de Deus, curou o leproso Naamã, o milagre demonstrou que havia “um profeta em Israel” (2 Reis 5,18). No Evangelho, a cura que ouvimos revela que Jesus é muito mais do que um grande profeta. Ele é Deus que visita seu povo (Lc 7,16). Somente Deus pode curar a lepra e tirar os pecados (2 R 5,7); Ele é o único que tem uma vontade soberana. (Is 55.11, Sb 12.18). Além disso, podemos ver que o fato narrado pelo Evangelho tem um aspecto quase sacramental. Jesus estendeu a mão — como Deus, com o braço, fez prodígios para salvar os israelitas (Ex 15.6, Atos 4,30). O gesto ritual é acompanhado por uma palavra divina: “Fica curado!”. A palavra de Jesus se torna realidade (Sl 33,9), assim como no dia da Criação: “E Deus disse: ‘Faça-se a luz.’ E a luz foi feita” (Gn 1,3). O mesmo acontece conosco, quando nos “mostramos” ao sacerdote no sacramento da penitência. Prostrados como o leproso, confessamos nossos pecados ao Senhor. Pela mão estendida e a palavra divina que o sacerdote pronuncia, o Senhor remove a nossa culpa. Como o leproso, devemos nos alegrar no Senhor e anunciar a boa nova da sua misericórdia. Devemos dar testemunho de nossa cura, mudando nossas vidas. Como diz São Paulo: “devemos fazer tudo para a glória de Deus, para que os outros possam ser salvos” (Scott Hahn).

Orai sem cessar: “Jesus pregava a Boa-Nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo!”
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler