Reflexão do Evangelho 12/06/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 12 de março (Mt 5,17-19): «Quem praticar e ensinar os Mandamentos será considerado grande no Reino dos Céus »
Disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo aconteça. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus».

COMENTÁRIO: «Aquele que os [mandamentos] praticar e ensinar será grande no Reino dos Céus». O homem não deve limitar-se a prover às suas próprias necessidades, mas também às dos outros. A recompensa não é a mesma para aqueles que só pensam em si próprios e para aqueles que se salvam a si próprios e aos outros com eles. Tal como aquele que prega e não faz o que diz se condena a si mesmo, segundo São Paulo: «Como é que tu ensinas os outros e não te ensinas a ti próprio?» (Rm 2,21), também aquele que faz o bem e não ensina os outros a fazê-lo perde grande parte da sua recompensa. Devemos, portanto, trabalhar por ambas as coisas e, depois de nos corrigirmos, alargar a nossa vigilância e caridade aos nossos irmãos. É por isso que Jesus Cristo diz que é preciso fazer e depois ensinar. Ele coloca a prática antes da instrução, para mostrar que não podemos ensinar utilmente se não tivermos praticado primeiro o que ensinamos; caso contrário, dir-nos-ão: «Médico, cura-te a ti mesmo» (Lc 4,23). Quem, não sabendo regular-se, se mete a instruir os outros, corre o risco de ser escarnecido por aqueles que o ouvem, e todas as suas instruções serão infrutíferas, porque destruirá com os seus atos o que estabelece com as suas palavras. «Aquele que os [mandamentos] praticar e ensinar será grande no Reino dos Céus» (São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja).

Orai sem cessar: «O cumprimento perfeito da Lei só podia ser obra do divino Legislador, nascido sujeito à Lei na pessoa do Filho. Em Jesus, a Lei já não aparece gravada em tábuas de pedra, mas ‘no íntimo do coração’» (CIC, nº 580)
São Gaspar Bertoni, rogai por nós, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos nossos irmãos da região Sul!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Lumem Cordium! Veni Sancte Spiritus!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler