Reflexão do Evangelho 12/08/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 12 de agosto (Mt 17,14-20): “Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco?”

Alguém se aproximou de Jesus, caiu de joelhos e disse: «Senhor, tem compaixão do meu filho. Ele tem crises de epilepsia e passa mal. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo». Jesus tomou a palavra: «Ó geração sem fé e perversa! Até quando vou ficar convosco? Até quando vou suportar-vos? Trazei aqui o menino». Então Jesus repreendeu o demônio, e este saiu do menino, que ficou curado a partir dessa hora. Então, os discípulos se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram em particular: «Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?» Ele respondeu: «Por causa da fraqueza de vossa fé! Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’, e ela irá! Nada vos será impossível».

COMENTÁRIO: O nosso crescimento na fé! Após ter-se transfigurado no Tabor diante de Pedro, Tiago e João, o Senhor desce do monte e encontra a humanidade desfigurada pelo pecado e subjugada por Satanás. Tão logo chegou às multidões que o esperavam ansiosas, Jesus depara com um homem cujo filho “é lunático e sofre muito: ora cai no fogo, ora na água”, e não há ninguém que o possa libertar. Nem mesmo os discípulos foram capazes de o exorcizar, porque tinham, como diz o Senhor, uma fé “demasiado pequena”. Esta repreensão que se lhes dirige aqui é de grande importância, já que nos permite recordar que a fé, por ser uma virtude, pode — antes, deve — crescer e desenvolver-se em nossa alma ao ponto de vivermos por ela, conforme as palavras do Apóstolo: “O justo vive pela fé” (Rm 1, 17). Com efeito, todos recebemos esta missão de fazer render e multiplicar-se a fé com que fomos agraciados no Batismo; ela é um dom de Deus que devemos não só conservar e defender, apoiados no socorro divino e por meio da oração, mas ainda fomentar pela repetição frequente e fervorosa de atos de fé: “Creio! Vem em socorro à minha incredulidade!”. Se a tivermos, ainda que do tamanho de um grão de mostarda, poderemos mover as montanhas dos nossos pecados e dar passos de gigante na vida espiritual, crescendo de virtude em virtude. Coloquemo-nos, pois, aos pés de Jesus sacramentado e peçamos-lhe a partir de hoje, em oração humilde, confiante e perseverante, que nos aumente o dom desta virtude, sem a qual é impossível agradá-lo (Hb 11, 6).

Orai sem cessar: “O Senhor cura os corações atribulados e feridos!” (Sl 146,3).
Santa Joana Francisca de Chantal, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler