Reflexão do Evangelho 12/11/2025

Evangelho de hoje, 12 de novembro (Lc 17,11-19): “Fé e Gratidão ao Deus do impossível”
Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Estava para entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância e gritaram: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!». Ao vê-los, Jesus disse: «Ide apresentar-vos aos sacerdotes». Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: «Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?». E disse-lhe: «Levanta-te e vai! Tua fé te salvou».

COMENTÁRIO: «Levanta-te e vai. Tua fé te salvou»! Nesse Evangelho podemos comprovar como a nossa atitude de fé pode remover o coração de Jesus. Os dez leprosos que vieram ao seu encontro foram curados enquanto estavam caminhando, isto é, enquanto obedeciam às ordens de Jesus. Naquela época, quando um leproso era curado, apresentava-se ao sacerdote para, comprovada a cura, ser reintegrado ao convívio social. A lepra para nós significa o pecado que nos distancia de Deus. Somente reconhecermos o nosso pecado e desejarmos o perdão e a cura, não é suficiente para retornarmos a Deus. Por isso, Jesus manda que nos apresentemos ao sacerdote a fim de sermos reintegrados à ação da graça santificante que recebemos no Batismo. Necessitamos, também, do perdão da Igreja, Corpo da qual pertencemos. Jesus, também, nos ensina a sermos agradecidos diante da misericórdia de Deus. O perdão dos nossos pecados é um puro ato de amor da parte do Senhor. Por isso, precisamos ser gratos e, como o “leproso agradecido”, glorificar a Deus em alta voz e atirar-se aos pés de Jesus, num ato de humildade e de gratidão.

Orai sem cessar: “Cantai ao Senhor um cântico de gratidão!” (Sl 146,7)
São Josafá, rogai por nós, pelo Brasil, pelo fim das guerras e das pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
A Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler