Reflexão do Evangelho 13/02/2025

Evangelho de hoje, 13 de fevereiro (Mc 7,24-30): «A nossa miséria e a misericórdia de Deus»
Jesus se pôs a caminho e, dali, foi para a região de Tiro. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguia ficar escondido. Logo, uma mulher que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar dele. Ela foi e jogou-se a seus pés. A mulher não era judia, mas de origem siro-fenícia, e pedia que ele expulsasse o demônio de sua filha. Jesus lhe disse: «Deixa que os filhos se saciem primeiro; pois não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos». Ela respondeu: «Senhor, também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que os filhos deixam cair». Jesus, então, lhe disse: «Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha». Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama. O demônio havia saído dela.

COMENTÁRIO: Deus tem os seus eleitos! O Evangelho de hoje, em que vemos Jesus expulsar o demônio da filha de uma humilde sírio-fenícia, vem trazer-nos à memória uma verdade que, já um pouco obscurecida pela atmosfera excessivamente igualitarista dos tempos atuais, pode soar-nos um pouco estranha e até mesmo “injusta”, mas que está plena de luz e consolação para os que têm um coração simples como o daquela discreta pagã: Deus tem os seus eleitos, aquelas almas que, por uma decisão inteiramente livre e generosa do Senhor, são cumuladas com dons e graças que às vezes nos são negadas. Assim o fez com o povo escolhido, os filhos da casa de Israel a que o próprio Filho veio saciar; assim o fez com aquela escolhida desde a eternidade para, toda pura e santa, ser sua imaculada Mãe; e assim o faz, continuamente, com todos os seus privilegiados. Deus, porém, nunca dá mais aos outros sem pensar no bem daqueles aos quais quis dar menos; pois é pela abundância de fé concedida a um Paulo, por exemplo, que Ele deseja reunir em sua Igreja os “cachorrinhos” dispersos pelo mundo; é pela plenitude de graça de Maria que, como de uma tesoureira fiel, Ele deseja fazer chegar a nós os seus tesouros; é, enfim, pela plenitude de amor derramada em seu Filho, o Único em quem pôs toda a sua complacência, que Ele quer fazer também de nós membros de sua família. Agradeçamos, pois, a Deus por ter Ele as suas escolhas e por saber distribuir, com sabedoria infinita, tantos e tão sublimes bens, a que não temos nenhum direito.

Reflexão: Você também crê que Jesus Cristo tem poder para realizar milagres na sua vida, na sua casa, na sua família? Onde tens procurado Jesus?
Orai sem cessar: “Curai-me, Senhor, e ficarei curado; salvai-me, e serei salvo, porque sois a minha glória.” (Jr 17,14)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler