Reflexão do Evangelho 13/04/2025

Domingo de Ramos. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
Ó Jerusalém, eis o teu rei, como ele vem humilde e manso. Não temas que ele venha para reinar sobre ti e apossar-se de tuas riquezas; não, ele vem todo cheio de amor e piedade para salvar-te e trazer-te a vida com sua morte.

Evangelho de hoje, 13 de abril (Lc 19,28-40): «Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no Céu e glória nas alturas.»
Naquele tempo, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. Quando se aproximou de Betfagé e Betânia, perto do monte chamado das Oliveiras, enviou dois de seus discípulos, dizendo: “Ide ao povoado ali na frente. Logo na entrada, encontrareis um jumentinho amarrado, que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui. Se alguém, por acaso, vos perguntar: ‘Por que desamarrais o jumentinho?’, respondereis assim: ‘O Senhor precisa dele’”. Os enviados partiram e encontraram tudo exatamente como Jesus lhes havia dito. Quando desamarravam o jumentinho, os donos perguntaram: “Por que estais desamarrando o jumentinho?” Eles responderam: “O Senhor precisa dele”. E levaram o jumentinho a Jesus. Então puseram seus mantos sobre o animal e ajudaram Jesus a montar. E, enquanto Jesus passava, o povo ia estendendo suas roupas no caminho. Quando chegou perto da descida do monte das Oliveiras, a multidão dos discípulos, aos gritos e cheia de alegria, começou a louvar a Deus por todos os milagres que tinha visto. Todos gritavam: “Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” Do meio da multidão, alguns dos fariseus disseram a Jesus: “Mestre, repreende teus discípulos!” Jesus, porém, respondeu: “Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão”.

COMENTÁRIO: “A função do jumentinho”. Hoje nós somos chamados a reviver a entrada de Jesus em Jerusalém, quando Ele foi aclamado Rei pela multidão. O povo recebeu Jesus com palmas e cânticos de júbilo! Jesus chegou montado em cima de um jumentinho mostrando-se um rei humilde que não precisava de carruagens nem de grandes aparatos. Por isso, Ele escolheu um animal, criação de Deus, o mais simples, o mais rude. O jumentinho fez o seu papel carregando Jesus a fim de que Ele fosse reconhecido pelo povo. O nosso desempenho também não deve ser maior do que o de um simples jumentinho do povo. A nossa parte é levar Jesus para que todos O conheçam. Porém, para que isto possa acontecer nós precisamos ter consciência de que somos apenas o jumentinho que leva Jesus. Do contrário, se tentarmos aparecer mais que Ele, nós poderemos derrubá-Lo que será desastroso. Não teremos mais serventia e o nosso destino será o anonimato. Jesus precisa de nós de diversas formas: como um jegue comportado e consciente da sua limitação, mas também para desamarrar os “jumentinhos” que ainda estão inertes e que precisam também levar Jesus até Jerusalém para que seja aclamado Rei. Eles podem estar até perto de nós, dentro da nossa comunidade ou nas nossas casas. São os que ainda não assumiram a ordem de Jesus. Por isso, Jesus também nos diz: “Desamarrai-o e trazei-o aqui” Este também é um ultimato de Jesus para nós: o jumentinho é alguém que está preso, amarrado, amordaçado. O Senhor liberta-o e conta também com Ele para que O conduza pelos caminhos conquistando as nações. Todos precisamos ser os jumentinhos que levamos Jesus ao mundo!

Orai sem cessar: “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso ele é simples e vem montado num jumentinho, no potro de uma jumenta.” (Zc 9,9)
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Tenha uma abençoada Semana Santa!
Shalom🙏

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler