Reflexão do Evangelho 13/05/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Memória de Nossa Senhora de Fátima
“Lembrai-vos”: Nunca se ouviu dizer que alguém tenha recorrido à sua proteção e tenha sido desamparado. (São Bernardo de Claraval)

Evangelho de hoje, 13 de maio (Jo 15,18-21): «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim»
Disse Jesus a seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou».

COMENTÁRIO: Se, ao passarmos da descrença à fé, «passamos da morte à vida» (Jo 5,24), não nos espantemos se o mundo nos odeia. Porque os que não passaram da morte à vida, mas permanecem na morte, não podem amar os que passaram da morada tenebrosa da morte para «os edifícios feitos de pedras vivas» (1Ped 2,5) em que reina a luz da vida. Para nós, cristãos, chegou o tempo de nos gloriarmos, porque está dito: «Gloriamo-nos nas nossas provações pois sabemos que a provação produz a perseverança, a perseverança produz o valor experimentado, o valor experimentado produz a esperança e a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo» (Rom 5,3-5). «Tal como tomamos grandemente parte nos sofrimentos de Cristo, também por Cristo somos grandemente consolados» (2Cor 1,5). Acolhamos, pois, com grande fervor os sofrimentos de Cristo; que eles nos sejam grandemente concedidos, se queremos ser grandemente consolados, uma vez que todos «os que choram serão consolados» (Mt 5,5). Os que participarem nos sofrimentos participarão também na consolação, em proporção aos sofrimentos que os fazem participar em Cristo. Aprendei do apóstolo que disse com confiança: «Nós o sabemos: uma vez que conheceis como nós o sofrimento, obtereis como nós a consolação» (2Cor 1,7) – (Orígenes, presbítero, teólogo).

Em Fátima, Nossa Senhora nos pediu que rezássemos o Terço pela paz e pelo perdão dos pecados. Respondamos à chamada de Maria, rezando com fé essa tão valiosa prece, implorando que esta oração nos leve a escutar e a guardar a palavra de Deus nas nossas vidas.
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e das Pandemias…
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler