Reflexão do Evangelho 13/06/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 13 de junho (Mt 5,38-42): «Não ofereçais resistência ao malvado»
Disse-lhes Jesus: «Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado».

COMENTÁRIO: “A outra face!” Seguindo o exemplo de Deus nosso Pai, devemos desejar para todos os homens, também para os que se declaram nossos inimigos, em primeiro lugar a vida eterna; depois, o cristão tem obrigação de respeitar e de compreender a todos, sem exceção, pela intrínseca dignidade da criatura humana, feita à imagem e semelhança do Criador. Jesus Cristo nos ensinou com o Seu exemplo que este preceito não é uma simples recomendação piedosa: estando já pregado na Cruz Jesus pediu a Seu Pai pelos que O tinham entregado: «Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem» (Lc 23,34). À imitação do Mestre, Santo Estêvão, o primeiro mártir da Igreja, no momento de ser lapidado pedia ao Senhor que não tivesse em conta o pecado dos seus inimigos (At 7,60). A Igreja, na Liturgia de Sexta Feira Santa, eleva a Deus orações e sufrágios pelos que estão fora da Igreja para que lhes dê a graça da fé, para que os que não conhecem a Deus saiam da sua ignorância; para que os Judeus recebam a luz da verdade; para que os não católicos, estreitados pelo laço da verdadeira caridade, se unam de novo à comunhão da Igreja, nossa Mãe. O Senhor continua a nos mostrar como devemos comportar-nos para imitar a misericórdia de Deus. Em primeiro lugar nos põe um exemplo para que exercitemos uma das obras de misericórdia que a tradição cristã chama espirituais: perdoar as injúrias e sofrer com paciência os defeitos do próximo. Isso é o que quer dizer, em primeiro lugar, a recomendação de apresentar a outra face a quem lhe bate numa.

Orai sem cessar: «Com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportai-vos mutuamente com caridade!» (Ef 4,2)
São Antônio de Pádua, rogai pela Igreja de Cristo e ensina-nos a amar como Jesus nos amou!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler