Reflexão do Evangelho 13/07/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 13 de julho (Mt 10,7-15): «Proclamai que está próximo o Reino dos Céus»
Disse Jesus aos seus Apóstolos: «Ide e proclamai que está próximo o Reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça. Não adquirais ouro, prata ou cobre, para guardardes nas vossas bolsas; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; porque o trabalhador merece o seu sustento. Quando entrardes em alguma cidade ou aldeia, procurai saber de alguém que seja digno e ficai em sua casa até partirdes daquele lugar. Ao entrardes na casa, saudai-a, e se for digna, desça a vossa paz sobre ela; mas se não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber nem ouvir as vossas palavras, saí dessa casa ou dessa cidade e sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância, no dia do Juízo, para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade».

COMENTÁRIO: Este Evangelho nos convida a evangelizar! O anúncio é a boa nova de Jesus, que tenta falar-nos sobre o Reino de Deus, que Ele é nosso salvador, enviado pelo Pai ao mundo e, por este motivo, o único que nos pode renovar desde o nosso interior e mudar a sociedade em que vivemos. Jesus anunciava que «o Reino dos Céus está próximo». Ele anunciava o reino de Deus, que se fazia presente entre nós à medida que o bem avançava e o mal retrocedia. Jesus quer a salvação do homem total, seu corpo e seu espírito; mais ainda, perante o enigma que preocupa a humanidade, que é a morte, Jesus propõe a ressurreição. Quem vive morto pelo pecado, quando recupera a graça, experimenta uma nova vida. Este é um grande mistério que começamos a experimentar a partir do nosso Batismo: nós cristãos somos chamados à ressurreição. Jesus nos ensina, ainda, que sejamos sempre portadores da paz. Quando os sacerdotes levam a Comunhão a um enfermo dizem: «A paz do Senhor esteja nesta casa!». E a paz de Cristo permanece aí, se houver pessoas dignas dela. Para receber os dons do Reino de Deus é necessário ter boa disposição interior. Por outro lado, também vemos como muita gente dá desculpas para não receber o Evangelho. Temos uma grande responsabilidade entre os homens: é que, depois de crer, não podemos deixar de anunciar o Evangelho, porque vivemos dele e queremos que outros também vivam.

Orai sem cessar: «Abandona ao Senhor todas as preocupações, e Ele te sustentará» (Sl 54,23).
Santo Henrique II e Santa Teresa de Jesus dos Andes, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
Preciosíssimo Sangue de Jesus, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler