Reflexão do Evangelho 13/12/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 13 de dezembro (Mt 11,28-30): «O jugo suave e o fardo leve de Cristo»
Disse Jesus, «vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve».

COMENTÁRIO: Imitar a humildade de Cristo! Alguém quer e deseja ter uma vida virtuosa? Afaste-se do orgulho e, através de uma obediência sem reservas, recupere a mais alta humildade e será acompanhado pela alegria e a felicidade (cf Is 35,10). De fato, desta boa raiz nasce toda a alegria, toda a paz, toda a bondade e piedade, toda a docilidade e equilíbrio, toda a brandura e mansidão (cf Gl 5,22), tudo o que é belo, agradável e desejável, em suma, tudo o que caracteriza o verdadeiro homem de Deus. Levantai os olhos para Cristo, nosso Senhor e Deus, mestre de todas as coisas, aquele que é verdadeiramente rico, o filho único do Pai, deixai-vos atrair pelo que é humilde (cf Rm 12,6) e imitai o que Ele fez; Ele era de aparência simples; foi submisso aos pais até chegar a sua hora; andava pelos caminhos e sentava-se quando estava cansado (cf Jo 4,6); quando era insultado, não retribuía o insulto; quando era maltratado, não ameaçava (cf 1Pd 2,22); dava a face a quem lhe batia; não tinha muitas roupas, contentando-se com uma pequena túnica e um manto; não levava consigo cobertores macios; não andava de cavalo nem de mula; alimentava-se de pão e bebia água dos ribeiros. Se nós, que temos muito mais, continuarmos a pensar que estamos em apuros e a atormentar-nos, como nos estabeleceremos na imitação do Senhor? Por isso, suportemos tudo com paciência e sigamos o modelo divino! (São Teodoro Estudita, monge de Constantinopla).

Orai sem cessar: “Dai-nos, Senhor, o descanso dos que aprenderam a se esquecer de si mesmos e a viver tão-somente para vós!”
Santa Luzia, virgem e mártir, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler