Evangelho de hoje, 14 de janeiro (Mc 1,29-39): «De madrugada, [Jesus] retirou-Se para um lugar ermo e aí começou a orar»
Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. Ele aproximou-se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. Ao anoitecer, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que tinham demônios. A cidade inteira se ajuntou à porta da casa. Ele curou muitos que sofriam de diversas enfermidades; expulsou também muitos demônios, e não lhes permitia falar, porque sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. E quando o encontraram, disseram-lhe: «Todos te procuram». Jesus respondeu: «Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa Nova. Pois foi para isso que eu saí». E foi proclamando nas sinagogas por toda a Galileia, e expulsava os demônios.
COMENTÁRIO: Retirou-Se para um lugar ermo e aí começou a orar. O bem supremo é a oração, o encontro familiar com Deus. […] A oração é a luz da alma, o verdadeiro conhecimento de Deus, a mediadora entre Deus e os homens. Por ela, a alma eleva-se ao Céu e cinge-se a Deus num abraço inexprimível. Como criança chorando por sua mãe, ela expressa a profundidade do desejo, a sua vontade profunda, e recebe dádivas que ultrapassam por completo a natureza visível. Porque a oração apresenta-se como uma embaixadora poderosa, que alegra e apazigua a alma. Quando falo da oração, não penses que se trata de palavras. A oração é um impulso para Deus, um amor indizível que não vem dos homens, e sobre o qual diz o apóstolo Paulo: «Não sabemos o que devemos pedir na nossa oração, mas é o próprio Espírito que intercede por nós com gemidos inefáveis» (Rm 8, 26). Uma oração assim, se Deus a concede a alguém, é uma riqueza perpétua, um alimento celeste que satisfaz a alma. Quem a provou é tomado por um desejo constante do Senhor, como um fogo devorador que lhe envolve o coração (Homilia do século V sobre a oração).
Orai sem cessar: “Jesus, médico dos médicos, cura nossas enfermidades, sara nossa terra!”
São Félix de Nola, rogai por nós, pelo Brasil, pela Igreja de Cristo e pelo fim das guerras e das pandemias!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏

