Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….
Evangelho de hoje, 14 de fevereiro (Mc 8,11-13): «Nenhum sinal será dado a esta geração»
Os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. Para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. Jesus deu um suspiro profundo e disse: «Por que esta geração pede um sinal? Em verdade vos digo: nenhum sinal será dado a esta geração»! E, deixando-os, entrou de novo no barco e foi para a outra margem.
COMENTÁRIO: “Faça-se a vossa vontade!” Por acaso não estaremos nós, em nossa vida de oração, com um espírito interesseiro, típico de quem vê a Deus não como Senhor, mas como um servo sujeito aos nossos caprichos e desejos pessoais? A tentação em que os fariseus põem hoje a Jesus Cristo corresponde a uma atitude que nós muitas vezes adotamos em nosso trato com o Senhor: do mesmo modo como aqueles hipócritas pediam d’Ele, como de um “mago” e solucionador mágico de problemas, sinais e prodígios fabulosos, assim também nós, ao invés de vermos n’Ele o nosso Rei e Senhor, O tratamos como a um servo sempre à disposição para satisfazer os nossos caprichos; é como se no fundo da alma estivéssemos a dizer-Lhe: “Faça-se a minha vontade, assim na terra como no céu”, numa drástica inversão, de sabor claramente pagão, da ordem que deve reinar em nosso relacionamento com Aquele que nos criou para si. Esse Evangelho nos convida, assim, a examinar nossa consciência e a perguntar, diante do Senhor Sacramentado, como tem sido nossa vida de oração. Acaso podemos dizer com Ele: “O meu alimento é fazer a vontade d’Aquele que me enviou e cumprir a sua obra” (Jo 4, 34)? Qual será a reação de Cristo aos pedidos que frequentemente Lhe fazemos? Estará alegre por nos ver dispostos a aceitar tudo quanto o Pai quiser enviar-nos ou, pelo contrário, desalentado, suspirando e gemendo devido às nossas petições esdrúxulas, mesquinhas, insensatas, sinais de um coração egoísta, acomodado, pagão? Aproximemo-nos hoje confiadamente de Jesus e Lhe supliquemos que nos faça querer só e tão somente realizar a sua santíssima, justíssima e amabilíssima vontade.
«‘Se és Filho de Deus…’ – Deus é “provado” do mesmo modo que se prova uma mercadoria. A arrogância que quer converter Deus em um objeto e impor-Lhe as nossas condições experimentais de laboratório não pode encontrar Deus» (Bento XVI).
Tenha uma abençoada semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!