Reflexão do Evangelho 14/02/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 14 de fevereiro (Mc 8,14-21): «O fermento de Herodes e dos fariseus»
Os discípulos se esqueceram de levar pães; tinham apenas um pão consigo no barco. Jesus os advertia, dizendo: «Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes». Os discípulos começaram então a discutir entre si, porque não tinham pães. Percebendo, Jesus perguntou-lhes: «Por que discutis sobre o fato de não terdes pães? Ainda não entendeis, nem compreendeis? Vosso coração continua incapaz de entender? Tendo olhos, não enxergais, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais? Quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?» — «Doze», responderam eles. «E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?» —«Sete», responderam. Jesus então lhes disse: «E ainda não entendeis?».

COMENTÁRIO: O fermento de Herodes e dos fariseus, do qual todos, segundo a advertência de Nosso Senhor, nos devemos precaver, é a tentação de nos aproximarmos de Cristo por interesses, ou fúteis, ou pessoais. Quantas pessoas vão à igreja à procura não de fazer a vontade de Deus, mas de um “pajé” que, com soluções rápidas e mágicas, lhes resolva os problemas ou lhes realize os desejos! E quantas são as almas que, para alimentar a própria vaidade e hipocrisia, cumprem aos olhos dos homens os mandamentos da lei divina, mas que em seus corações não passam de cegos e orgulhosos, preocupados, quando muito, em observar um moralismo vazio de caridade e estranho àquela filial sujeição a Deus que é nota característica dos que se sabem efetivamente filhos seus. Que o Evangelho de hoje nos sirva, pois, tanto de aviso quanto de exame de consciência: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Peçamos hoje a Jesus, em nosso momento de oração, que nos ajude a perceber como tem sido nossa atitude diante d’Ele, de que modo temos vivido nossa santa religião, o que, enfim, nos tem motivado a servir a Deus, se o desejo de sermos servidos(fermento de Herodes), se a pretensão vaidosa de parecermos justos e piedosos aos demais (fermento dos fariseus).

“O coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração”.
São Cirilo, monge, e São Metódio, bispo, co-padroeiros da Europa, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro, pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler