Reflexão do Evangelho 14/05/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Festa de São Matias, Apóstolo
São Matias, Apóstolo, foi eleito logo após a Ascensão do Senhor com o fim de substituir Judas no colégio apostólico e constituir, assim, uma das doze colunas sobre as quais Jesus quis fundar a Igreja, novo Israel.

Evangelho de hoje, 14 de maio (Jo 15,9-17): «Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça»
Disse Jesus aos discípulos: «Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor». Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. Este é o meu mandamento: “amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai». Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros».

COMENTÁRIO: São Matias, Apóstolo cuja festa hoje celebramos, foi eleito como membro do colégio apostólico após a Ascensão do Senhor, durante aquele período de dez dias de expectativa pela vinda do Espírito prometido. Matias foi escolhido dentre os que estiveram em companhia dos Doze desde o início (cf. At 1, 21-22), a fim de preencher o lugar deixado por Judas Iscariotes, “guia daqueles que prenderam Jesus” (At 1, 17). A escolha de doze Apóstolos não foi uma coincidência nem uma arbitrariedade por parte de Cristo. Este número expressa, de forma bastante clara, a sua intenção de reformar o antigo Israel, fundado outrora sobre os doze filhos de Jacó, e transformá-lo no novo povo de Deus, a Igreja una, santa e católica, uma só família na qual se reúne uma multidão de povos, unidos pelos laços de um só batismo, uma só fé, um só Espírito e uma só Cabeça. Já não é, pois, o sangue que determina quem pertence ou não ao povo que Deus formou para si, mas a fé e a graça que nos vêm por meio de Cristo Jesus, Filho unigênito de Deus. S. Matias foi eleito para ser fundamento e coluna da Igreja porque esteve ao lado dos Doze “todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, a começar do batismo de João até o dia em que de nosso meio foi arrebatado”, para tornar-se com eles “testemunha da sua Ressurreição” (At 1, 21-22). Que a fé testemunhada pelos Apóstolos até o derramamento do próprio sangue mantenha-se viva em nós, fortalecida pelos dons do Espírito Santo e manifestada em uma vida de cumprimento fiel das máximas do Evangelho.

Orai sem cessar: “Eis meu Servo que eu amparo, meu eleito ao qual dou toda a minha afeição, faço repousar sobre ele meu espírito, para que leve às nações a verdadeira religião.” (Is 42,1)
Que São Matias e, com ele, todos os demais Apóstolos intercedam por nós de seus tronos no Céu e protejam, hoje e sempre, a Igreja que Cristo fundou sobre eles!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler