Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 14 de outubro (Lc 11,27-28): «A bem-aventurança da Virgem Maria»
Enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: “Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram!” Mas Jesus replicou: “Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam!”.
COMENTÁRIO: «Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram». Uma voz feminina, e talvez materna, se dirige a Jesus glorificando sua mãe, fazendo eco às palavras de Isabel: “Feliz aquela que acreditou…” (Lc 1,45). A mãe de Jesus é elogiada duplamente: por ser sua mãe biológica e por cumprir fielmente a Palavra do Senhor. Estas palavras são a proclamação da atitude fundamental da alma da Virgem Maria. Assim o expõe o Concilio Vaticano II: «Durante a pregação de Seu Filho, [Maria] acolheu as palavras com que Ele, pondo o Reino acima de todas as relações de parentesco, proclamou bem-aventurados todos os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática (Mc 3,35; Lc 11,27-28); coisa que ela fazia fielmente (Lc 2, 19,51 – Lumen gentium, n. 58). Portanto, com esta resposta Jesus não rejeita o inflamado galanteio que essa boa mulher dedica a Sua Mãe, mas o aceita e vai mais além, explicando que Maria Santíssima é bem-aventurada, sobretudo, por ter sido boa e fiel no cumprimento da palavra de Deus. «Era o elogio de Sua Mãe, do seu “fiat” (Lc 1,38), do faça-se, sincero, entregue, cumprido até às últimas consequências, que não se manifestou em ações aparatosas, mas no sacrifício escondido e silencioso de cada dia» (Cristo que passa, n° 172).
Orai sem cessar: “Vinde benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo” (Mt 25, 34).
São Calisto 1º, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!