Reflexão do Evangelho 14/12/2021

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 14 de dezembro (Mt 21,28-32): “A parábola dos dois filhos”
«Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de atitude e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi». Qual dos dois fez a vontade do pai?». Os sumos sacerdotes e os anciãos responderam: «O primeiro». Então Jesus lhes disse: «Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele».
 
COMENTÁRIO: Hoje, contemplamos o pai dono de uma vinha pedindo aos seus dois filhos: «Filho, vai trabalhar hoje na vinha!». Um diz que “sim” e não vai. O outro diz que “não” e vai. Nenhum dos dois mantêm a palavra dada. Mais uma vez Jesus nos revela que a metodologia do Pai é diferente da do mundo. Ele é muito claro ao nos advertir que não são as nossas palavras, mas sim as nossas ações, os nossos atos que têm valor diante de Deus. Mesmo sem querer, mesmo sem ter vontade, e tendo dito não, o homem pode se arrepender e fazer a vontade de Deus. Mudar de opinião e de mentalidade é uma forma de conversão! A misericórdia de Deus se manifesta quando o pecador arrependido, por acreditar na compaixão e no perdão de Deus, “volta atrás” nas suas intenções. Deus está apenas esperando o nosso arrependimento. Mesmo que tenhamos nos rebelado, mesmo que tenhamos dado a nossa palavra de adesão ao mundo, “voltemos atrás”, arrependemo-nos, pois o Reino não é dos que se consideram justos, mas dos pecadores que creem e mudam de vida. Arrependendo de todos os nossos pecados e fazendo a vontade de Deus, com certeza viveremos, não morreremos! O Senhor põe em realce que a penitência e a conversão podem orientar e situar a todos no caminho da santidade, ainda que tenham vivido muito tempo afastados de Deus.
 
Orai sem cessar: “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21).
Advento: Tempo de oração, penitência e vigilância na espera do Menino Deus!
São João da Cruz, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelo fim da Pandemia!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler