Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…
Evangelho de hoje, 15 de abril (Jo 6,22-29): «Esforçai-vos não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará»
No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar notou que antes havia aí um só barco e que Jesus não tinha entrado nele com os discípulos, os quais tinham partido sozinhos. Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. Quando a multidão percebeu que Jesus não estava aí, nem os seus discípulos, entraram nos barcos e foram procurar Jesus em Cafarnaum. Encontrando-o do outro lado do mar, perguntaram-lhe: «Rabi, quando chegaste aqui?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade, vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes saciados. Esforçai-vos não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai o assinalou com seu selo». Perguntaram então: «Que devemos fazer para praticar as obras de Deus?» Jesus respondeu: «A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou».
COMENTÁRIO: «O alimento que perdura e dá a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará». Os judeus comiam a refeição da Páscoa em pé, com as sandálias nos pés e o cajado na mão; comiam-na às pressas (Ex 12,11). Tu ainda tens mais razão para te manteres vigilante! Eles se apressavam para partir para a Terra Prometida e se comportavam como viajantes; tu encaminhas-te para o Céu. É por isso que temos de estar sempre em guarda. Os inimigos de Cristo bateram no Seu santíssimo corpo sem saberem o que faziam (Lc 23,34); e tu recebê-Lo-ias (na sagrada Eucaristia) com a alma impura depois de tantos benefícios que Ele te fez? Pois Ele não Se contentou em Se fazer homem, em ser flagelado e morto; no Seu amor, quis também Se unir a nós, identificar-Se conosco não apenas pela fé, mas realmente, pela participação no Seu próprio corpo. Considera a honra que recebes e a que mesa és conviva. Aquele que os anjos não veem sem tremer, Aquele para Quem não ousam sequer olhar sem temor por causa do esplendor da glória que Lhe irradia da face, é Desse que fazemos nosso alimento, tornando-nos um só corpo e uma só carne com Ele. «Quem poderá contar as obras do Senhor e anunciar todos os Seus louvores?» (Sl 106,2). Que pastor alguma vez alimentou as suas ovelhas com a sua própria carne? Acontece muitas vezes as mães confiarem os filhos a amas. Cristo não faz isso; Ele nos alimenta com o Seu próprio sangue, torna-nos um só corpo com Ele (São João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja).
Orai sem cessar: “Ressurgiu o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo seu rebanho, aleluia!”
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!