Reflexão do Evangelho 15/05/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 15 de maio (Jo 13,31-35): «O Mandamento do amor é que nos amemos uns aos outros como Jesus nos amou»
Depois que Judas saiu do Cenáculo, Jesus disse: «Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo». Filhinhos, por pouco tempo eu ainda estou convosco. Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros».

COMENTÁRIO: «Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros»! O amor ao próximo estava já mandado no Antigo Testamento (Lev 19,18), e Jesus o ratifica dando-lhe o lugar que lhe corresponde no conjunto da Lei: o segundo mandamento. Este é semelhante ao primeiro: amar a Deus com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente (Mt 22,37-40). Mas Jesus dá ao preceito do amor fraterno um sentido e um conteúdo novos ao dizer «como Eu vos amei». O amor ao próximo que se pedia na Antiga Lei alcançava, também, de algum modo os inimigos (Ex 23,4-5); não obstante, o amor que prega Jesus é muitíssimo mais exigente e inclui devolver bem por mal (Mt 5,43-44), porque a medida do amor cristão não está no coração do homem, mas no coração de Cristo, que entrega a Sua vida na Cruz pela redenção de todos (1Jo 4,9-11). Nisto consiste a novidade do ensinamento de Jesus, e bem pode dizer o Senhor que é o Seu mandamento, expressão da Sua última vontade, a cláusula principal do Seu Testamento. Não pode se separar o amor ao próximo do amor a Deus: «O maior mandamento da Lei é amar a Deus de todo o coração, e ao próximo como a si mesmo (Mt 22,37-40). Cristo fez deste mandamento do amor para com o próximo o Seu mandamento, e enriqueceu-o com novo significado, identificando-Se com os irmãos como objeto da caridade, dizendo: ‘sempre que o fizestes a um destes Meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’ (Mt 25,40). Com efeito, assumindo a natureza humana, Ele uniu a Si como família, por uma certa solidariedade sobrenatural, todos os homens e fez da caridade o sinal dos Seus discípulos, com estas palavras: ‘nisto conhecerão todos que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros’» (Apostolicam actuositatem, n. 8)

Orai sem cessar: “No entardecer da vida seremos julgados sobre o amor!” (São João da Cruz)
Tenha uma abençoada semana!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler