Reflexão do Evangelho 15/05/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 15 de maio (Jo 15,26-27.16,1-4a): «Jesus anuncia e promete a vinda do Espírito Santo»
Disse Jesus aos seus discípulos: «Quando, porém, vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós, também, dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. Eu vos disse estas coisas para que vossa fé não fique abalada. Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim. Eu vos falei assim, para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora. Eu não vos disse isso desde o começo, porque eu estava convosco».

COMENTÁRIO: «Também vocês darão testemunho»! Os Apóstolos voltarão a receber o encargo de dar testemunho de Jesus Cristo momentos antes da Ascensão (At 1,8). Eles foram testemunhas do ministério público, da Morte e Ressurreição de Jesus, condição para fazer parte do Colégio Apostólico, como se vê na escolha de Matias em substituição de Judas (At 1,21-22). Mas será com a vinda do Espírito Santo que se iniciará a pregação pública dos Doze e a vida da Igreja. Todo cristão há de ser, também, uma testemunha viva de Cristo, e a Igreja inteira é um testemunho perene de Jesus Cristo: «A missão da Igreja realiza-se, pois, mediante a atividade pela qual, obedecendo ao mandamento de Cristo e movida pela graça e pela caridade do Espírito Santo, ela se torna atual e plenamente presente a todos os homens ou povos para os conduzir à fé, liberdade e paz de Cristo, não só pelo exemplo de vida e pela pregação, mas também, pelos sacramentos e pelos restantes meios da graça» (Ad gentes, n. 5). Sabemos que ser cristão é viver na contracorrente: o tem sido sempre. Inclusive em épocas onde “todo mundo” era cristão: os que queriam sê-lo de verdade não eram demasiados bem vistos por alguns. O cristão é, se vive segundo Jesus Cristo, um testemunho do que Ele tinha previsto para todos os homens; é uma testemunha de que é possível imitar Jesus Cristo e viver com toda dignidade como homem. Isso não agradará a muitos, como Jesus mesmo não agradou e foi levado à morte. Os motivos da rejeição serão variados, mas devemos estar cientes de que, quase sempre, o nosso testemunho será tomado como uma acusação, “e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus”.

Orai sem cessar: «O amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado!» (Rom 5,5).
Santa Joana de Lestonnac, rogai por nós, pela Igreja de Cristo e pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro!
À Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalm🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler