Reflexão do Evangelho 15/07/2023

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 15 de julho (Mt 10,24-33): «Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma»
Disse Jesus a seus discípulos: «O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa chamaram de Beelzebu, quanto mais ao pessoal da casa!» Não tenhais medo deles. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e nada de escondido que não venha a ser conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma! Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus».

COMENTÁRIO: Tudo posso em Jesus, que me enche de força! Como podemos fortalecer a nossa fraqueza? Pelo amor. Temos de colocar o nosso afeto, o nosso desejo e o nosso amor num ser mais forte do que nós, isto é, em Deus, onde encontramos toda a nossa força. O nosso Deus amou-nos sem ser amado. E, tendo encontrado e saboreado tão grande amor, mais forte que tudo o que é forte, a alma já não pode procurar e desejar outra coisa que não seja ele. Fora dele, nada pede e nada quer; é forte porque está apoiada e fixada em algo firme e inabalável. Já não muda, aconteça o que acontecer, seguindo sempre os passos e os movimentos daquele que ama. Como tem um só coração e uma só vontade com Ele, vê perfeitamente que Cristo amou a dor e a humilhação, mesmo sendo Filho de Deus; Ele foi, entre os homens, um Cordeiro humilde, manso e desprezado. Por isso, os seus servos alegram-se em seguir este caminho, evitando e detestando tudo o que lhe é contrário: tornaram-se uma mesma coisa com Ele, amam o que Deus ama e odeiam o que Deus odeia. Recebem uma força tão grande que nada os pode prejudicar; como verdadeiros cavaleiros, veem chegar as maiores tempestades sem se preocuparem. Nada temem, porque não confiam em si próprios, mas puseram toda a sua esperança e a sua fé em Deus, a quem amam, porque sabem que é forte, e que pode e quer socorrê-los. Por isso, dizem com grande humildade, como São Paulo: «Tudo posso em Jesus crucificado, que está em mim e me enche de força» (Fil 4,13) – (Santa Catarina de Sena, terceira dominicana, doutora da Igreja, copadroeira da Europa).

Orai sem cessar: “Como é tolo aquele que acha que pode se esconder dos olhos de Deus!”
São Boaventura, rogai por nós, pelo fim das guerras e das Pandemias e pela Igreja de Cristo!
Preciosíssimo Sangue de Jesus, torrente de Misericórdia, salvai-nos!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler