Reflexão do Evangelho 15/09/2024

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje….

Evangelho de hoje, 15 de setembro (Mc 8,27-35): «Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!»
Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho, ele perguntou aos discípulos: «Quem dizem as pessoas que eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem João Batista; outros, Elias; outros ainda, um dos profetas». Jesus, então, perguntou: «E vós, quem dizeis que eu sou?». Pedro respondeu: «Tu és o Cristo». E Jesus os advertiu para que não contassem isso a ninguém. E começou a ensinar-lhes que era necessário o Filho do Homem sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, depois de três dias, ressuscitar. Falava isso abertamente. Então, Pedro, chamando-o de lado, começou a censurá-lo. Jesus, porém, voltou-se e, vendo os seus discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai para trás de mim, satanás! Pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!». Chamou, então, a multidão, juntamente com os discípulos, e disse-lhes: «Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me! Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; mas quem perder sua vida por causa de mim e do Evangelho, a salvará».

COMENTÁRIO: «Siga-Me!» Quando o Senhor nos diz no Evangelho: «Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo», achamos que Ele está a mandar-nos fazer uma coisa difícil e a impor-nos um fardo pesado. Mas, se Aquele que manda nos ajudar a realizar aquilo que manda, deixa de ser difícil cumpri-lo. Para onde devemos seguir a Cristo senão para onde Ele foi? Ora, nós sabemos que Ele ressuscitou e subiu aos céus; pois é para aí que temos de O seguir. E não desesperemos, porque, se é verdade que nada podemos por nós mesmos, também é certo que contamos com a promessa de Cristo. O céu estava longe antes de a nossa Cabeça a ele ter ascendido. A partir de agora, nós, que somos membros do corpo ao qual pertence esta Cabeça (Col 1,18), porque havemos de desesperar de chegar ao céu? Se temos muitas preocupações e sofrimentos a afligir-nos nesta terra, sigamos a Cristo, em quem se encontram a felicidade perfeita, a paz suprema e a tranquilidade eterna. Mas o homem que quer seguir a Cristo tem de ouvir estas palavras do apóstolo João: «Aquele que diz que está nele deve também andar como Ele andou» (1Jo 2,6). Queres seguir a Cristo? Sê humilde, como Ele foi humilde. Queres juntar-te a Ele nas alturas? Não desprezes o seu abatimento (São Cesário de Arles, monge e bispo).

Leia a Bíblia: “Anunciar o Evangelho não é glória para mim é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” (1ª Cor 9,16)
Tenha uma abençoada semana!
A Jesus, toda honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler