Reflexão do Evangelho 15/10/2022

Bom dia Espírito Santo! O que vamos fazer juntos hoje…

Evangelho de hoje, 15 de outubro (Lc 12,8-12): “Necessidade de testemunhar Jesus”
Disse Jesus aos seus discípulos: “Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me renegar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que disser alguma coisa contra o Filho do homem será perdoado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades, não fiqueis preocupados em como ou com que vos defendereis ou com o que direis. Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”.

COMENTÁRIO: «O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer». Hoje ressoam outra vez as palavras de Jesus nos convidando a reconhecê-Lo diante dos homens. Todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Estamos num tempo, em que na vida pública reivindica-se a laicidade, obrigando os crentes a manifestar sua fé somente no âmbito privado. Quando um cristão, um presbítero, um bispo, o Papa…, diz alguma coisa publicamente, porém, seja cheia de sentido comum, incomoda, somente porque vem de quem vem, como se nós, não tivéssemos direito, como todo o mundo, de dizer o que pensamos. Por mais que lhes incomode, não podemos deixar de anunciar o Evangelho. Igualmente, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer. São Cirilo de Jerusalém, afirmava que o Espírito Santo, que habita naqueles que estão bem-dispostos, inspira-lhes como doutor aquilo que vão dizer. As agressões que fazem aos cristãos têm uma gravidade diferente, já que não é o mesmo falar mal de um membro da Igreja (às vezes com razão, por causa de nossas deficiências), que agredir a Jesus Cristo (se o veem somente em sua dimensão humana), ou injuriar ao Espírito Santo, seja blasfemando, seja negando sua existência e os atributos de Deus. Também se refere ao perdão da ofensa, até mesmo quando o pecado é leve, é preciso uma atitude prévia que é o arrependimento. Se não houver arrependimento, o perdão é inviável, já que a ponte está quebrada por um lado. Por isso, Jesus diz que existem pecados que nem Deus perdoará, se não existe por parte do pecador a atitude humilde de reconhecer seu pecado.

Orai sem cessar: “Comigo está o Senhor, nada temo; que mal me poderia fazer o homem?”
Santa Teresa de Jesus, rogai por nós, pela Igreja de Cristo, pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro e pelo fim das guerras e da Pandemia!
À Jesus, toda a honra, louvor e adoração!
Shalom🙏Veni Sancte Spiritus! Veni Lumem Cordium!

Compartilhe Também

INSCREVA-SE NO BOLETIM INFORMATIVO

Inscreva-se para receber nossas últimas notícias

Mais para você ler